Benefício dos remédios à base de plantas

Benefícios e propriedades do coentro para a saúde

Benefícios e propriedades do coentro para a saúde

O coentro é uma erva que se utiliza como especiaria e que conta com inúmeras propriedades benéficas para a saúde. Utilizam-se tanto as suas folhas como as suas sementes e normalmente confunde-se com a salsa, embora se tratem de duas ervas diferentes. É importante referir que este é um dos componentes do conhecido caril, conhecido mundialmente. Para que você também possa aproveitar as vantagens desta planta, no umCOMO vamos explicar para você quais são os benefícios e propriedades do coentro para a saúde.

Também lhe pode interessar: Benefícios do própolis para a saúde

Índice

  1. Antiespasmódico e carminativo
  2. Anti-inflamatório
  3. Ajuda a tratar a insônia e ansiedade
  4. Expectorante
  5. Antibiótico e antibacteriano
  6. Fonte de vitaminas
  7. Rico em minerais
  8. Contraindicações do coentro

Antiespasmódico e carminativo

O coentro destaca-se pelas suas propriedades antiespasmódicas, ou seja, ajuda a acalmar os espasmos involuntários dos órgãos internos tais como o estômago ou os intestinos. Deste modo, poderá recorrer ao coentro no caso de cólicas ou problemas de indigestão para aliviar estes movimentos e cólicas.

Para além disso, esta erva também é útil para combater digestões dolorosas, a prisão de ventre e transtornos digestivos no geral. E também conta com propriedades carminativas que ajudam a reduzir a acumulação de gases no trato gastrointestinal e o conseguinte inchaço que estes geram. Ao mesmo tempo é estimulante pelo que poderá tomá-lo no caso de perda de apetite para recuperar assim a vontade de comer.

Benefícios e propriedades do coentro para a saúde - Antiespasmódico e carminativo

Anti-inflamatório

Também é importante referir a capacidade anti-inflamatória do coentro devido às suas propriedades antirreumáticas e antiartríticas, e a capacidade de se aderir aos metais tóxicos e expulsá-los através da urina ou da transpiração, com o mesmo método é capaz de diminuir o colesterol.

Ajuda a tratar a insônia e ansiedade

As sementes de coentro utilizam-se em alguns locais como remédio natural para tratar a insônia e a ansiedade, uma vez que o coentro é capaz de atuar como um sedante e ansiolítico e é por isso que inclusive se utiliza na fabricação de alguns medicamentos. No entanto, no caso de estar em tratamento com pílulas para dormir, é recomendável que consulte primeiro o seu médico.

Expectorante

Outra das propriedades benéficas do coentro é o seu poder expectorante que pode se aproveitar no caso de doenças respiratórias que provocam a acumulação de mucosidade. É por isso que no caso de resfriados se pode recorrer às infusões de coentro para aliviar os incômodos.

Antibiótico e antibacteriano

O coentro conta também com vantagens antibióticas e antibacterianas, de forma que pode ser útil no tratamento de feridas. Comprovou-se ser bastante eficaz para favorecer a curação de aftas, graças às suas propriedades antissépticas, curativas e antimicrobianas. Para além disso, também é benéfico mastigar umas folhas de coentro como remédio caseiro para combater a halitose ou o mau hálito.

Benefícios e propriedades do coentro para a saúde - Antibiótico e antibacteriano

Fonte de vitaminas

O coentro também é uma fonte de grandes quantidades de vitamina A, K, B, C e E, que são indispensáveis para o bom funcionamento do organismo:

  • Vitamina A: todos conhecemos os seus famosos efeitos para a visão e, isto deve-se porque intervém nos processos de reparação e crescimento das células que formam a nossa visão, para além de intervir nas mucosas, cabelo e dentes.
  • Vitamina B: intervém na metabolização e síntese dos hidratos de carbono, ajuda na geração de enzimas que intervêm na obtenção de energia através das gorduras, colabora no correto funcionamento do sistema nervosos, intervém no crescimento e desenvolvimento.
  • Vitamina C: funciona como combustível para as nossas defesas.
  • Vitamina E: está ligada à produção de células sexuais e glóbulos vermelhos, embora também seja um antioxidante, evitando que o colesterol se acumule. O seu efeito rejuvenescedor e cicatrizante converte-a em uma excelente aliada para a pele.
  • Vitamina K: basicamente está ligada à coagulação do sangue, sem esta vitamina o sangue não coagula.

Rico em minerais

O coentro também nos proporciona minerais como o cálcio, magnésio, ferro, potássio e ferro:

  • Ferro: ajuda a combater a anemia por deficiência de ferro e as suas propriedades digestivas tornam-na aconselhável para as mudanças hormonais nas mulheres (menstruação) e ajuda a reduzir as cólicas menstruais.
  • Cálcio: está ligado à conservação dos ossos, mas também intervém na transmissão de impulsos nervosos, na contração muscular e na coagulação do sangue.
  • Potássio: ajuda no funcionamento do coração, rins e controla o nível de água no corpo.
  • Fósforo: colabora e ajuda na digestão e na conservação dos ossos e dentes, embora todos o classifiquemos pelos seus efeitos na memória, não é a única coisa que pode fazer por nós.
Benefícios e propriedades do coentro para a saúde - Rico em minerais

Contraindicações do coentro

Agora que já conhece todos os benefícios e propriedades do coentro para a saúde, antes de o começar a consumir é importante estar atento a quais são as suas contraindicações para não colocar em risco o seu estado de saúde. Desta forma, deve saber que o seu consumo está contraindicado para mulheres grávidas ou em período de lactação, crianças com menos de 6 anos e pessoas que estejam tomando comprimidos para dormir.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Benefícios e propriedades do coentro para a saúde, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
13 comentários
eneil
como de ser usado as sementes do coentro
A sua avaliação:
José Gomes Nunes
Começando por vos agradecer, pois é preciosa a vossa ajuda! Sem mais de momento cumprimentos de amizade José, de Portugal
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi José! Que bom saber que as informações foram úteis para si. Muito obrigada e continue a acompanhar a nossa página :)
A sua avaliação:
aparecido francisco da silva
quero receber mais informaçoes sobre as plantas
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Aparecido! De que outras plantas você gostaria de receber mais informações?
A sua avaliação:
JOSÉ DE OLIVEIRA
Gostei do site. Vou ler mais com tempo e carinho, experimentar alguns produtos e darei retorno. Parabens pelo bom trabalho.
DF, 19/07/2016, DIA de São José.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi José! Muito obrigada pelo seu comentário valeu :) É sempre bom ter um feedback tão positivo dos nossos leitores ;)
nelson osni
bom dia estou testando mas garanto que e bom para repelir insetos como mosquito, moscas, se desse para fazer um gas seria benefico ate para dengue ser expulsa
Domingos marcos
gostei muito,mas é possível usá-lo em forma suco?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Domingos, pode sim :)
Ritamartins
gostaria de saber se o coentro é bom para criança com hiperativo
nicoly
não achei isto ùtil na minha opinião
Nara Carolina
Nossa isso é uma #####!! Vcs presisãm melharar bastante mds! :o kada a saude que tanto faalam!
ivo ribeiro
foi minto útil os comentário sobre os benefícios do coentro,se possível gostaria de receber no meu email mais informação sobre ervas medicinais. grato
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Ivo, ainda bem que a informação foi útil para você. Se quiser pode ver mais informações sobre ervas medicinais nesse link: http://www.umcomo.com.br/search/index?q=ervas+medicinais Continue a acompanhar-nos ;)
Cleuza
Eu tenho serio problema de intestino preço, pode ser o coentro que como todos os dias?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Cleuza, não me parece porque o coentro ajuda a combater a prisão de ventre. Nesse link você pode ver algumas dicas e remédios caseiros para combater o intestino preso: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-tratar-o-intestino-preso-13396.html Obrigada por comentar e continue a acompanhar-nos ;)
FLOR DE LOTUS
FLOR DE LOTUS. Costumo fazer almoços com pão integral que deixo ferver até ficar feito em papa, de seguida retiro o recipiente do lume. esmago quatro dentes de alhos crus ,e um molho de coentros tenros. que corto fininho. misturo tudo no recipiente onde está o pão. não ponho sal nem azeite. sinto-me muito bem com este alimento. tenho bom oxigénio , pressão arterial. e a glicémia está entre 89 ou 97.
sonia santos
o coentro serve p/ labiritinte? uma pessoa que fez cirurgia de esterecotomia pode tomar o cha?
1 de 4
Benefícios e propriedades do coentro para a saúde