Quais são os alimentos difíceis de digerir

Quais são os alimentos difíceis de digerir
Imagem: prowellness.es

Costumamos achar que nosso estômago está preparado para receber qualquer alimento, e que nosso corpo conseguirá processá-lo simplesmente porque se trata de comida. Mas a verdade é que nosso sistema digestivo é complexo e que alguns produtos, ao não serem totalmente adequados ou terem excesso de ingredientes prejudiciais, conseguem levar nosso estômago ao limite e provocar problemas na hora da digestão. Mas você sabe quais são os alimentos difíceis de digerir? Em umComo.com.br explicamos.

Passos a seguir:
1

Um dos alimentos mais difíceis de digerir pelo nosso corpo é o leite e todos os seus derivados: o iogurte, o queijo ou os sorvetes. São muitas as razões pelas quais os lacticínios levam nosso estômago ao extremo, entre elas destacam-se:

  • Nosso estômago não está preparado para assimilar corretamente o leite de nenhum animal simplesmente porque não somos suas crias, e por isso não contamos com as enzimas para digerir adequadamente a lactose e outras proteínas deste produto. Nós, humanos, só deveríamos consumir leite quando bebês e preferivelmente o de nossa mãe.
  • A lactose é um ingrediente de lenta digestão, o que aumenta o peso e os incômodos na hora de digeri-lo.
  • Além disso, trata-se de um produto com alto teor de gorduras que não beneficiam nosso corpo. Ainda que seja possível conseguir no mercado lácteos desnatados, e que estes possam ser mais leves, continuarão sendo difíceis de digerir porque a lactose fica intacta no produto.
2

Entre os alimentos difíceis de digerir as frituras, produtos de panificação e os produtos ricos em gordura trans em geral estão na lista de ganhadores. Quando comemos um prato cheio de alimentos fritos damos ao nosso estômago uma quantidade de gordura muito maior do que a que ele pode administrar, o que pode ocasionar inflamação, sensação de peso e dores abdominais, especialmente se você sofrer da síndrome do intestino irritável.

3

A cebola e o alho crus, ainda que sejam ingredientes habituais em muitas comidas, são também tremendamente difíceis de digerir pelo nosso corpo, tornando mais lenta a digestão e produzindo gases. O recomendável é consumi-los com moderação e fazê-lo preferivelmente cozidos, para diminuir seus efeitos flatulentos e facilitar a digestão.

4

O mesmo ocorre com os legumes como os grãos-de-bico, as favas, as lentilhas ou os feijões. Estes alimentos são altamente flatulentos e muito pesados de digerir, pelo que é normal que depois de consumi-los nos sintamos inchados e eventualmente algum desconforto. Para evitar estes sintomas recomenda-se deixar os legumes de molho antes de cozinhá-los, e fazê-lo sempre com abundante líquido, para permitir que seus efeitos em nosso corpo sejam menos intensos.

5

O chocolate ao leite entra também na lista de alimentos difíceis de digerir por vários motivos. O primeiro e mais claro é seu conteúdo de lactose e gordura, mas, além disso, o próprio chocolate é um estimulante que pode causar irritação e incômodo intestinal, dificultando o processo.

Se você gosta de chocolate, melhor comer do amargo.

6

Outros alimentos difíceis de digerir, cuja ingestão você deveria moderar são:

  • Os brócolis, a couve e todas as verduras desta família cruas. Consuma-as sempre cozidas.
  • O picante e os alimentos muito condimentados.
  • Alimentos com muito açúcar processado como as guloseimas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os alimentos difíceis de digerir, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.