Quais são os alimentos prejudiciais para o colesterol

Quais são os alimentos prejudiciais para o colesterol

É indispensável controlar nosso colesterol, para assegurar que não ultrapassemos os limiares dos níveis normais de colesterol. A alimentação é um dos principais fatores para o aumento e redução do colesterol bom e do colesterol ruim. O colesterol ruim, ou seja, o de baixa intensidade (LDL), é o que mais devemos controlar e reduzir, caso esteja muito alto e produza hipercolesterolemia. Neste artigo de umComo explicamos com mais detalhes quais são os alimentos prejudiciais para o colesterol.

Passos a seguir:
1

Um dos grupos de alimentos mais prejudiciais para o colesterol são as vísceras: rins, fígado, miolo, etc. Por isso, as pessoas propensas ao colesterol alto ou que sofrem hipercolesterolemia devem evitar estes alimentos.

2

Um dos alimentos mais popularmente conhecidos como inimigo do colesterol é o ovo; de fato, a gema é a parte que faz subir os níveis deste lipídio, por isso devemos controlar seu consumo.

3

O marisco é outro grupo de alimento que provoca um aumento dos níveis de colesterol e, portanto, é prejudicial para quem padece de hipercolesterolemia. Deveremos substituir este alimento por outros produtos e assim aumentar o colesterol bom na dieta.

4

O consumo de carnes de caça também faz com que os níveis de colesterol disparem. Por isso, devemos evitar carnes como de javali, perdiz, cervo, etc. e recomenda-se a ingestão de carnes brancas.

5

Da mesma forma, os embutidos e demais produtos de charcutaria não serão benéficos para a população com colesterol alto. Devemos retirar estes produtos de nossa dieta habitual e fazer um consumo muito esporádico.

6

Outro produto proibido para as pessoas com colesterol alto são as frituras, isto é, todos aqueles alimentos cozidos com muito óleo na frigideira ou fritadeira. Na Espanha, existe muita tradição de tapas consistentes em frituras (lulas, pescado, batatas, etc.) cujo consumo deve ser evitado.

7

Por seu alto conteúdo de gorduras, também não devem ser ingeridos alimentos como o toucinho ou a manteiga, os quais devem ficar à parte da dieta das pessoas com hipercolesterolemia.

8

A confeitaria industrial é outro dos alimentos prejudiciais para o colesterol, por sua abundância de gorduras saturadas. Este tipo de doce não deve fazer parte da alimentação daqueles quem têm colesterol alto.

9

O consumo de frutos secos também deve ser moderado, já que pode aumentar ainda mais os níveis de colesterol.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os alimentos prejudiciais para o colesterol, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.