Quais são os alimentos que aumentam os estrogênios

Quais são os alimentos que aumentam os estrogênios
Imagem: dietawoet

Os estrogênios são hormônios sexuais principalmente femininos presentes no corpo das mulheres, sendo responsáveis por processos tão importantes como o crescimento dos seios ou o ciclo menstrual. No entanto, devido as alterações hormonais como as que surgem durante a menopausa, estes hormônios podem diminuir sua presença, causando sintomas como mudanças de humor, secura vaginal e ausência do desejo sexual. Se você deseja aumentar o nível desses hormônios, em umComo, explicamos quais são os alimentos que aumentam os estrogênios.

A soja

A soja é um dos alimentos mais populares e versáteis que aumentam os estrógenos. Este legume contém esclavonias, um tipo de fitoestrogênio que ajuda a melhorar a presença deste hormônio. Os fitoestrogênios são compostos não esteroides presentes em várias plantas, muito semelhantes ao estrogênio produzido pelo organismo humano.

Pode ser consumida fresca, em forma de leite ou em bebidas de soja, desidratada ou inclusive através de outras apresentações que a contenham, como o miso ou o molho de soja.

Linhaça

Como a soja, as sementes de linho ou linhaça são ricas em fitoestrogênio, oferecendo ao nosso corpo diferentes tipos de benefícios, entre eles o aumento dos estrogênios. Trata-se de um alimento muito fácil de ingerir, que pode ser consumido diariamente em uma dose recomendada de três colheres de sopa por dia.

Caso não saiba como incorporá-las à sua alimentação, em nosso artigo Como comer sementes de linhaça, você encontrará algumas propostas úteis.

Imagem: lifepressmagazin.com

Legumes

As leguminosas, como o feijão ou ervilhas contêm coumestan, um tipo de fitoestrogênio que ajudará você a regular o nível de estrogênio em seu corpo. Estes produtos podem ser acrescentados à sua dieta diária, gerando benefícios para a sua saúde.

Alimentos ricos em vitamina C

Adotar uma dieta saudável moderando a ingestão de gorduras e açúcares e aumentando a de produtos naturais, frescos e saudáveis, como as frutas e vegetais, pode favorecer o aumento de estrogênios. Os alimentos ricos em vitamina C como kiwi, morangos, frutos cítricos, espinafre ou brócolis ajudam a incrementar este hormônio, de forma que recomendamos acrescentá-los à alimentação diária.

Alimentos ricos em vitamina B

O complexo B é necessário para o correto funcionamento de nosso corpo, ajudando a manter nossa saúde e favorecendo o aumento de estrogênios. Portanto, recomendamos acrescentar alimentos ricos em vitamina B como carnes magras (frango, carne bovina, peru), lacticínios, salmão ou cereais, como sementes de girassol e arroz integral.

Imagem: carritus.com

Consulte sempre o seu médico

O excesso de estrogênio no corpo pode ser responsável pela produção excessiva de tecido em áreas como o endométrio, além de estar vinculado ao aparecimento de doenças, como câncer de mama e ovário, alterações do ciclo menstrual, entre outros problemas. Por isso, sempre é recomendável consultar o seu médico antes de aumentar o nível de estrogênio do corpo, uma vez que se o mesmo estiver adequado, você poderá desencadear importantes problemas hormonais e de saúde.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os alimentos que aumentam os estrogênios, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.