Partilhar

Quais são os benefícios da abóbora

Por Redação umCOMO. Atualizado: 5 julho 2018
Quais são os benefícios da abóbora

A abóbora é um vegetal conhecido pelo seu uso como decoração em festas de Halloween, mas a verdade é que também se trata de um alimento que conta com muitas propriedades benéficas para a saúde.

A abóbora não serve apenas para passar bons momentos em família fazendo uma decoração para o Halloween assustadora, pois também é um alimento bastante rico, para comer em modo de puré, e que tem uma infinidade de propriedades para o nosso organismo. De seguida, no umCOMO vamos lhe explicar quais são os benefícios da abóbora para que você possa aproveitar todos os benefícios que esta hortaliça nos oferece.

Também lhe pode interessar: Quais são os benefícios da batata baroa
Passos a seguir:
1

Se deseja perder uns quilos e não sabe por onde começar, recomendamos que comece por introduzir a abóbora na sua vida, pois este produto é capaz de lhe trazer todos os benefícios que se pede a um alimento.

O primeiro dos benefícios da abóbora é o seu poder para ajudar a perder peso, pois deve ter em conta que ela é composta praticamente por água, aproximadamente 90%, e que tem muito poucas calorias, por isso este alimento hipocalórico pode lhe servir para fazer muitas refeições.

Um dos aspetos mais difíceis de superar para alguém que está começando uma dieta para emagrecer é o fato de se privar de muitos pratos e comidas, para ter que começar a comer alimentos que não gosta tanto. Este não é o caso da abóbora, pois tem um sabor delicioso e doce ao paladar que faz as delícias dos mais pequenos aos maiores.

2

Como já referimos, a abóbora é na sua grande maioria água, no entanto possui um alto conteúdo em fibras, que compensado pelo seu baixo nível tanto em hidratos de carbono como de gorduras, convertem-no em um alimento com um poderoso efeito saciante. Tendo isto em conta, não é de estranhar que seja uma das hortaliças favoritas entre os nutricionistas para as dietas de emagrecimento.

Mas os benefícios não acabam aqui, pois a fibra é conhecida pela sua capacidade para combater a prisão de ventre, mas se além disso somarmos a mucilagem que esta hortaliça contém, uma substância que acelera o trânsito intestinal, pode ser um excelente remédio caseiro quando não vamos ao banheiro com regularidade.

Quais são os benefícios da abóbora - Passo 2
3

Se quer manter uma pele firme, jovem, saudável e limpa, há poucos alimentos melhores que a abóbora, com o seu maravilhoso benefício antioxidante, para dar à sua pele essa proteção que precisa para se manter perfeita.

Graças a seu alto conteúdo tanto em carotenos como em cumarinas e licopeno, permite uma fácil eliminação dos radicais livres, atrasando o envelhecimento celular e mantendo a pele muito mais saudável.

É especialmente destacável a presença dos carotenoides, a substância responsável por lhe dar essa cor laranja, que são um grande remédios para combater o câncer de pele e para evitar o aparecimento de rugas. Não é de estranhar que a maioria dos cremes solares usem extratos desta hortaliça, pois os benefícios da abóbora para a pele são inumeráveis.

4

As abóboras são hortaliças ricas em potássio mas pobres em sódio, isto faz com que ofereçam um grande benefício diurético, ou seja, para a eliminação de líquidos no organismo.

Se sofre de cálculos renais, gota, hiperuricemia, hipertensão ou retenção de líquidos, a abóbora pode ajudá-lo a livrar-se de todo esse excesso de líquidos ao favorecer o aumento na criação de urina.

5

Se acabou de ir doar sangue ou se é mulher e tem a menstruação, a abóbora pode ser muito benéfica para recuperar os seus níveis normais de sangue, pois o seu alto conteúdo em ferro, o responsável pela regulação do sangue no corpo, irá ajudá-la aumentando rapidamente os níveis até os que tinha antes da perda.

6

De certeza que já ouviu dizer que a cenoura é boa para a vista, algo que é verdade, mas já alguma vez se perguntou porquê?

Como referimos anteriormente, a abóbora é muito rica em betacaroteno, uma substância que quando o organismo a absorve se converte em retinol ou vitamina A. Esta substância é a que proporciona a cor laranja à abóbora, e é a mesma que dá a cor laranja à cenoura. Ou seja, tanto a cenoura como a abóbora são boas para a vista.

O motivo dos seus benefícios para os olhos é que, quando entra no organismo contribui para a formação de um composto ativo chamado rodospina, situado na retina, que em contato com a luz solar se vai decompondo pouco a pouco, por isso tanto a abóbora como a cenoura são alimentos úteis para compensar esses níveis e evitar a fotofobia e a secura ocular.

7

Sabe o que têm em comum o chocolate, as abóboras e os pistaches? Todos eles são produtos ricos em triptófano, um aminoácido essencial que é responsável pela liberação da serotonina, o chamado hormônio da felicidade.

A serotonina é um hormônio que regula o nosso estado de humor, em baixas quantidades atrai as sensações depressivas e o mal-estar, enquanto que em altas quantidades proporciona-nos prazer e sensações boas. A abóbora é um dos produtos que mais quantidade de triptófano contém, sendo muito benéfica para a sua felicidade e bem-estar.

8

A abóbora é muito rica em minerais, seja potássio, fósforo ou magnésio, vitais para manter a nossa atividade muscular corretamente e para a transmissão dos impulsos nervosos. Mas se há um benefício que podemos destacar, sobretudo quando se aproxima o frio e as chuvas, é o seu alto conteúdo em folatos, uma vitamina B que participa decisivamente na produção de glóbulos brancos e vermelhos, algo que ajuda na formação de anticorpos do nosso sistema imunológico.

Sendo assim, a abóbora é muito benéfica para combater infecções, sobretudo das vias respiratórias, e um ótimo remédio contra o resfriado.

9

Uma vez que já conhece todos os benefícios da abóbora para sua saúde, talvez seja o momento de desfrutar das propriedades desta hortaliça todos os dias. Para isso, a melhor forma é plantar e fazer crescer abóboras você mesmo em casa, seguindo os nossos conselhos neste artigo sobre como cultivar abóboras.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os benefícios da abóbora, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Quais são os benefícios da abóbora

Quais são os benefícios da abóbora
1 de 4
Quais são os benefícios da abóbora

Voltar ao topo da página