Partilhar

Quais são os benefícios da arginina

Quais são os benefícios da arginina

A L-arginina está na moda pela quantidade de suplementos que estão à venda para ajudar o seu organismo a funcionar adequadamente. É um aminoácido necessário para a síntese de proteínas, e é necessário para criar a ureia que ajuda a eliminar a amônia tóxica do corpo. Esta é só uma de suas funções, e em umComo.com.br contamos a você quais são os benefícios da arginina para o perfeito funcionamento do seu organismo.

Também lhe pode interessar: Quais são os benefícios da violeta genciana

Considerações sobre a L-arginina

A arginina é um aminoácido que o nosso organismo produz por si mesmo, e tem um papel fundamental na redução de gordura corporal e na criação de musculatura. A arginina, ainda que esteja presente em muitos alimentos animais ou vegetais, nos últimos anos surgiram suplementos em pó de uso habitual entre esportistas que lhes ajuda a favorecer a resistência e o crescimento do músculo. Temos que ter muita precaução na hora de tomar de forma artificial este aminoácido, e sempre deve ser realizado sob supervisão médica.

Benefícios da arginina

Tendo em conta que podemos encontrar este aminoácido em muitos alimentos, é recomendável conhecer alguns de seus benefícios para a saúde. Uma das vantagens principais é que fortalece o sistema imunológico aumentando as defesas, favorece a regulação dos hormônios e controla o nível de açúcar no sangue.

Outro de seus importantes benefícios é que promove e melhora os casos de fertilidade masculina, e é imprescindível para um perfeito funcionamento do fígado. A arginina também é importante para a saúde das articulações, da musculatura e para ter uma pele ótima. Ajuda a eliminar as toxinas do organismo, a regular o hormônio do crescimento e ainda promove a produção de proteínas úteis para reparar o desgaste muscular.

Alimentos ricos em arginina

A arginina pode ser encontrada em muitos alimentos. De fato, se a sua vida se baseia em uma dieta saudável, seguramente que há muitos componentes em sua alimentação que ajudarão você a ter um ótimo nível de arginina. Pode encontrar este aminoácido no arroz, no chocolate, nos cereais, nas frutas secas, no leite, nos derivados lácteos, na carne vermelha e de ave, no marisco e no óleo de peixe. Geralmente, os alimentos com mais proteínas são os que mais arginina contêm.

Quais são os benefícios da arginina - Alimentos ricos em arginina

Quantidade recomendada de arginina

Como já dissemos, o consumo deste aminoácido deve ser feito sob supervisão do seu médico de confiança, sobretudo pelas reações adversas que pode provocar o excesso de arginina em seu organismo. A dose desta substância será em função do seu peso, e muitos profissionais recomendam tomar doses reduzidas, entre 3 a 5 gramas por dia.

Precauções e advertências da arginina

Alguns dos efeitos colaterais que pode provocar uma ingestão excessiva de arginina são os seguintes: dor no abdômen, sensação de inchaço, colite, alergia, inflamação das vias respiratórias, asma e queda de pressão arterial. Também deverá ter certo cuidado e não tomar arginina quando estiver grávida e em período de amamentação, quando sofrer de asma ou algum tipo de alergia.

Também não é recomendável quando tiver herpes, se sofreu algum ataque de coração, se vai se submeter a alguma cirurgia deve parar duas semanas antes. Muito cuidado com certos medicamentos para a pressão, para a disfunção erétil, e para a coagulação sanguínea. Tem que ter cuidado em casos de pessoas com diabetes, porque pode aumentar os níveis de açúcar no sangue. E em pacientes com problemas hepáticos, pode aumentar o nível de potássio. O consumo de arginina poderia piorar os sintomas de doentes com células falciformes.

Quais são os benefícios da arginina - Precauções e advertências da arginina

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os benefícios da arginina, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário sobre Quais são os benefícios da arginina

Quais são os benefícios da arginina
1 de 3
Quais são os benefícios da arginina

Voltar ao topo da página