Partilhar

Quais são os benefícios da carambola

Quais são os benefícios da carambola
Imagem: julianatoledodefaria.com.br

A carambola é uma fruta tropical, proveniente de uma árvore chamada de Averrhoa carambola nativa da Malásia. Esta fruta quando se corta fica em forma de estrela e, pode ter um sabor doce ou ácido, dependendo da sua concentração de ácido oxálico. A carambola é rica em sais minerais, fibras e uma excelente fonte de vitaminas A, B e C. Esta fruta saborosa tem vários benefícios para a nossa saúde, por isso não hesite em abusar da carambola. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba quais são os benefícios da carambola.

Também lhe pode interessar: Quais são os benefícios da batata baroa
Passos a seguir:
1

Esta fruta tropical é rica em água e potássio e, por isso é ótima no combate à retenção de líquidos. É uma excelente alternativa natural, mas que precisa de ser ingerida em pequenas porções. Ingerida excessivamente pode formar cálculos renais, devido ao seu alto teor em ácio oxálico. Por isso, coma carambola moderadamente.

Quais são os benefícios da carambola - Passo 1
Imagem: fator5.com.br
2

A carambola é uma fruta com baixos valores calóricos, cada 100 gr. de fruta possui apenas 31 calorias. Por isso, se está fazendo regime pode incluir esta fruta tropical na hora do lanche ou como sobremesa. Para além disso, ela tem um alto teor de fibras, o que por sua vez ajuda na absorção de gorduras ingeridas.

Imagem: atualnutricao.com.br
3

A fruta juntamente com a sua casca, contribui com uma quantidade importante de fibra dietética. Esta fibra ajuda a evitar a absorção do colesterol LDL (ruim) no intestino, o que por sua vez reduz os valores de colesterol.

Imagem: edibletropicalplants.com
4

A carambola é uma boa fonte de vitamina C, um nutriente essencial para a metabolização de outras vitaminas e para outros processos corporais. O consumo de frutas ricas nesta vitamina ajuda o nosso organismo a desenvolver mais defesas contra vírus. Cerca de 100 gr. de carambola, possui 34,7 mg de vitamina C.

Imagem: naturalhealth365.com
5

Esta fruta também é uma excelente fonte de vitaminas do complexo B, como piridoxina, folatos e riboflavina. Estas vitaminas ao trabalharem em conjunto estimulam as enzimas do metabolismo, o que por sua vez leva o corpo a ter uma melhor sintetização dos nutrientes que recebe.

6

Por conter fósforo e cálcio, a carambola ajuda a fortalecer os ossos, prevenindo a osteoporose, previne problemas de gengivas, alivia dores ósseas, cãibras musculares, problemas menstruais e controla ainda o cansaço mental.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os benefícios da carambola, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Conselhos
  • Apesar da carambola ter vários benefícios para a nossa saúde, ela não é indicada para pacientes com insuficiência renal ou crônica. Isto porque, a fruta produz uma neurotoxina para repelir insetos, uma substância letal para estes pacientes.

Escrever comentário sobre Quais são os benefícios da carambola

1 comentário
Laryssa
Estudos demonstram o perigo dessa fruta! Por favor, atualizem a postagem.... Carambola é PROIBIDA para pacientes renais crônicos e CONSUMO RESTRITO, mesmo pessoas com função renal normal. Segue o link do estudo e um trecho aos interessados... http://www.*******.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-28002014000200118&lang=pt "Além dos efeitos neurotóxicos em pacientes com DRC, a quantidade de oxalato existente no fruto pode provocar lesões renais agudas em indivíduos com função renal normal. A carambola pode apresentar quantidades de sais solúveis de oxalato que variam de 80 mg/dL a 730 mg/dL.12 Portanto, pode provocar duas patologias distintas: a neurotoxicidade e a nefrotoxicidade. O primeiro estudo mostrando nefrotoxicidade em humanos foi relatado em 2001. Os autores descrevem dois casos de indivíduos que apresentaram quadro clínico de lesão renal aguda por oxalato após ingestão de grandes quantidades de suco. Ambos os pacientes necessitaram de hemodiálise, foram submetidos à biópsia renal e a histologia mostrou alterações típicas de nefropatia aguda por oxalato. Os pacientes estavam em jejum e provavelmente desidratados. Após essa observação, outros relatos em humanos foram publicados, além de estudos experimentais sobre o assunto. O ácido oxálico e seus sais solúveis são potencialmente lesivos aos homens e animais."

Quais são os benefícios da carambola
Imagem: julianatoledodefaria.com.br
Imagem: fator5.com.br
Imagem: atualnutricao.com.br
Imagem: edibletropicalplants.com
Imagem: naturalhealth365.com
1 de 5
Quais são os benefícios da carambola

Voltar ao topo da página