Quais são os benefícios da cebola

Quais são os benefícios da cebola

A cebola é um vegetal que faz parte de muitos pratos da gastronomia mundial. Além disso, as cebolas possuem uma porção de propriedades benéficas para o organismo e para a saúde. Desde o aparelho respiratório até ao circulatório, o consumo deste bulbo ajuda a combater muitas doenças ou condições. Descubra com este artigo de umComo.com.br quais são os benefícios da cebola.

Passos a seguir:
1

Um dos principais benefícios da cebola é o fato de contribuir para a melhoria de problemas respiratórios e sua função como expectorante natural. Quando estiver resfriado e com muita tosse, corte uma cebola e coloque-a em um prato em cima do criado mudo e você logo perceberá como melhora. Do mesmo modo, também pode optar por preparar um xarope de cebola e mel que lhe ajudará bastante a reduzir os seus sintomas e a sentir-se melhor.

2

Também devemos destacar as suas propriedades antianêmicas, graças à contribuição em ferro, fósforo e vitamina E, que ajudam na geração de glóbulos vermelhos e a repor perdas de sangue. No caso de sofrer de anemia ou os seus níveis de ferro estejam um pouco baixos, recomendamos que consulte também o nosso artigo sobre alimentos ricos em ferro.

3

Entre as propriedades benéficas, a cebola também conta com um alto teor em potássio que a converte em um perfeito diurético natural, ou seja, ajuda a eliminar toxinas e a evitar a retenção de líquidos. Ao atuar como um depurativo, a cebola é apropriada nos casos de ácido úrico, gota e cálculos renais, assim como também contribui para controlar a hipertensão.

4

Outro dos benefícios da cebola é que funciona como um forte regulador do sistema digestivo, pelo fato de estimular a função do fígado e favorecer a digestão. Deste modo, a cebola cozida pode ser um bom remédio natural para combater problemas de flatulência e acumulação de gases que, por sua vez, geram inchaço abdominal, enquanto que a cebola cura está contra-indicada para estas pessoas.

5

A nível externo, também é possível usar a cebola para aliviar a dor das picadas de insetos, uma vez que as suas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas ajudarão a reduzir o inchaço e a acalmar a coceira. Pode ver os passos a seguir no nosso artigo: como aliviar uma picada com cebola.

6

No entanto, destaca-se que as pessoas com o estômago frágil, como podem ser as que sofrem de refluxo gastroesofágico ou acidez, deverão evitar o consumo de cebola e especialmente crua.

Dica: Acesse também esse artigo para saber quais são os benefícios da cebola roxa para a saúde.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os benefícios da cebola, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Conselhos
  • Incorpore a cebola em sua dieta, seja da forma que for!