Quais são os benefícios da cúrcuma

Quais são os benefícios da cúrcuma
Imagem: adelgazarrapidoweb.com

A cúrcuma é uma planta de origem asiática e da Índia, embora atualmente se cultive em muitas partes do mundo com clima quente e úmido. A cúrcuma utiliza-se na cozinha como tempero de alimentos. Além de dar um toque aromático às comidas e talvez algo exótico, também conta com muitos benefícios para a saúde. Em umComo.com.br queremos explicar-lhe quais são os benefícios da cúrcuma para que deste modo, se decida a experimentá-la nos seus pratos.

Benefícios da cúrcuma na vida diária

  • A cúrcuma utiliza-se para melhorar a digestão e também ajuda a reduzir os gases e a diminuir o inchaço de estômago.
  • É uma boa aliada para os diabéticos, uma vez que ajuda a reduzir o açúcar no sangue.
  • Também pode ser um expectorante pelo que pode ser utilizada nos resfriados para aliviar os pulmões e eliminar a mucosidade bronquial, abrindo as vias respiratórias.
  • A cúrcuma também é benéfica se se aplicar de forma tópica podendo tratar doenças na pele como a psoríase.
  • Ao ter propriedades antissépticas também é benéfica para tratar cortes e feridas.
  • O seu consumo também aumento o fluxo de bílis e ajuda a decompor a gordura das comidas, podendo-se utilizar como suplemento nas dietas e sendo benéfica para o fígado.

Propriedades medicinais

A cúrcuma não serve apenas como especiaria para a cozinha, mas também tem propriedades medicinais. Desde os tempos antigos que é utilizada para aliviar mau-estar sobretudo gastrointestinal. Também é conhecida como antisséptica para feridas e queimaduras.

Os cientistas encontraram um composto na cúrcuma chamado curcumina que é a maior responsável dos benefícios para a saúde. Este composto possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

A curcumina

A curcumina faz com que a cúrcuma tenha propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Quanto às propriedades anti-inflamatórias, a curcumina é popular entre as pessoas que sofrem dor nas articulações ou que sofrem de artrite. Para os desportistas também será recomendada porque ajuda a manter as articulações em bom estado evitando que se inflamem.

Também tem outras propriedades bastante importantes como anti-cancerígenas. Além disso, a curcumina também ajuda as funções cerebrais através da proteção das neuronas. Trás consigo a esperança para ajudar a prevenir a doença de Alzheimer.

Outro benefício é que tem propriedades anti-coagulantes, tendo a capacidade de ajudar a diluir o sangue reduzindo a oxigenação da placa nas paredes das artérias. Por isso, é benéfica também para as pessoas com a pressão arterial alta ou o colesterol alto, protegendo contra os ataques de coração e acidentes cerebrovasculares.

Usar a cúrcuma pelos seus benefícios

Se quiser utilizar a cúrcuma como um suplemento alimentar, aconselhamos a consultar o seu médico para o orientar na dose. Na ervanária podem-lhe vender em doses de 400 mg para tomar duas ou três vezes ao dias nas refeições. Se o suplemento for de 1000 mg do extrato de cúrcuma apenas deverá tomar uma vez ao dia.

No caso de estar grávida, em período de lactação ou se estiver tomando medicamentos consulte o seu médico se desejar utilizar a cúrcuma como suplemento uma vez que pode interagir.

Se tiver problemas renais ou obstrução do ducto biliar, não deve tomar cúrcuma porque pode retardar a coagulação sanguínea, mas em todo o caso, não se esqueça de consultar o seu médico para o aconselhar.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os benefícios da cúrcuma, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.