Vitamina B

Quais são os benefícios da vitamina B12

Quais são os benefícios da vitamina B12
Imagem: sanatate.bzi.ro

A vitamina B12 é a mais importante de todo o complexo vitamínico B, por ser um elemento fundamental para a produção de glóbulos vermelhos. O ingrediente principal desta vitamina é o cobalto, mineral essencial para o correto funcionamento do organismo e melhoria da saúde. A vitamina B12 é a única de todo o grupo que contém este ingrediente tão importante, por isso também se conhece como cobalamina. A cobalamina é a substância que se encontra, sobretudo, em alimentos de procedência animal visto que os vegetais não a produzem, e trás inúmeros benefícios para o nosso organismo. Se quer saber mais sobre quais são os benefícios da vitamina B12, continue lendo este artigo de umComo.com.br e descubra-os.

Também lhe pode interessar: Quais são os benefícios da vitamina E

Passos a seguir:

1

O principal benefício da cobalamina é a intervenção na produção de glóbulos vermelhos, visto que sem a vitamina B12 o organismo não os pode sintetizar. Os glóbulos vermelhos são os responsáveis por transportar o oxigênio ao sangue e por isto são tão importantes para o nosso organismo.

2

Para manter em bom estado os níveis de homocisteína do corpo, a vitamina B12 deve atuar em combinação com o ácido fólico ou vitamina B9. É por isso, que a ingestão desta última vitamina é, também, imprescindível. Além disso, o ácido fólico é uma substância fundamental para o correto desenvolvimento do feto durante os três primeiros meses de gravidez.

3

Em relação à evolução do feto, a vitamina B12 é altamente benéfica para todas aquelas mulheres que desejem ficar grávidas. Além disso, ajuda a prevenir e a tratar alterações da menstruação. E, no caso dos homens, favorece a produção de espermatozoides.

4

A vitamina B12 é imprescindível para garantir o equilíbrio nervoso e manter em bom estado a camada de mielina das células nervosas. É muito importante manter os níveis adequados de cobalamina para que o sistema nervoso, cérebro e coração realizem corretamente as suas funções. Esta vitamina é benéfica para combater estados de depressão ou transtornos emocionais.

5

A cobalamina ajuda na elaboração de ácido nucleico, essencial para manter as células em bom estado. É imprescindível para a síntese do ADN, ARN e produção de energia. Assim, a vitamina B12 beneficia a criação de material genético.

6

A vitamina B12 ajuda na regeneração dos músculos e a manter as reservas de energia graças à sua intervenção na síntese de creatina, proteína essencial para manter o nível adequado de massa muscular.

7

A cobalamina favorece o crescimento e aumenta o apetite em crianças. Permite melhorar a memória e evitar problemas de audição. E, o mais importante, intervém no correto desenvolvimento do sistema imunológico, aumentando as defesas e evitando contrair doenças infecciosas ou virais.

8

A vitamina B12 armazena-se em grande parte no fígado, embora também a encontremos nos rins, cérebro, sangue, medula óssea, pâncreas e testículos. O metabolismo recebe as quantidades desta vitamina que o organismo precisa mas, como todas as substâncias, não se armazena eternamente. As quantidades armazenadas podem durar entre 3 a 5 anos, por isso devemos ingeri-la com regularidade.

9

A falta de vitamina B12 pode provocar anemia perniciosa, megaloblástica, a deterioração do sistema nervoso, depressão, fraqueza e cansaço, perda de memória, falta de audição, infertilidade masculina e transtornos de menstruação entre muitas outras consequências.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os benefícios da vitamina B12, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
ELIAS MENEZES
gostaria de saber uma pessoa de 47 anos devem tomar por ano quantos ml de vitamina do complexo b 12 para se manter a mesma em equilíbrio no corpo pois sabemos que os alimentos não são suficiente para manter a mesma normal:
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Elias! Essa informação deve ser dada pelo seu médico, pois ninguém melhor que ele para saber o que é melhor para você. Obrigada!
raul pinto
A mulher sofre de distencoes musculares que lhe afetam os ombros e parte dos bracos fez massagens e tudo mais e nada resulta eu inssisto com os medicos para receitarem a vitamina b 12 mas nehum deles receita e ainda se riem que devo fazer para os convecer a receitar
Teresa
Obrigado pelo esclarecimento sobre b12
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Teresa, obrigada nós pela sua visita ;)
Imagem: sanatate.bzi.ro
Quais são os benefícios da vitamina B12