Partilhar

Quais são os benefícios da vitamina D

Por Sara Viega. Atualizado: 9 fevereiro 2017
Quais são os benefícios da vitamina D
Imagem: alimentos-vitaminas.com

A vitamina D é um nutriente essencial para manter a saúde da nossa pele e ossos. Podemos obtê-la de alguns alimentos ricos em vitamina D, no entanto outra das formas frequentes de a produzir é expondo-nos diariamente ao sol durante breves períodos. Mas, quais são os benefícios da vitamina D e porque é que o nosso corpo precisa dela? No umCOMO explicamos-lhe os importantes benefícios deste nutriente.

Também lhe pode interessar: Quais são os benefícios da vitamina A
Passos a seguir:
1

Um dos benefícios mais importantes da vitamina D, e a razão pela qual é tão necessária para o nosso corpo, é porque nos ajuda a absorver melhor o cálcio para manter os nossos ossos e dentes fortes e saudáveis.

Se consumirmos diariamente alimentos ricos em cálcio mas não ingerirmos vitamina D, grande parte deste mineral nunca será absorvido pelos nossos ossos, o que pode levar à perda da massa óssea tornando-nos propensos a doenças como a osteoporose. É por isto que a maior parte dos suplementos de cálcio vêm também acompanhados de vitamina D.

2

A vitamina D também nos ajuda a regular os níveis de cálcio e fósforo no nosso organismo para nos mantermos sempre na média adequada às nossas necessidades. Quando não consumimos vitamina D suficiente os níveis destes minerais podem ser precários ou muito elevados, afetando em ambos os casos a nossa saúde.

3

Um benefício importante da vitamina D é que nos garante um sistema nervoso saudável ao influenciar na transmissão do impulso nervoso e as contrações musculares. Este nutriente favorece uma musculatura saudável, pelo que é de extrema importância durante o desenvolvimento e ao longo de toda a vida, especialmente se praticarmos esporte.

4

A vitamina D também influencia no processo de coagulação do sangue, pelo que uma correta ingestão deste nutriente ajuda-nos a prevenir hemorragias.

Também favorece o fortalecimento do nosso sistema imunitário, aumentando as defesas e ajudando-nos a prevenir infeções.

5

A ausência de vitamina D no nosso corpo pode trazer importantes consequências como:

  • Enfraquecimento ósseo e maior risco de sofrer traumatismos e osteoporose.
  • Em crianças pode produzir raquitismo.
  • A ausência de vitamina D pode aumentar o risco de sofrer doenças cardíacas e diabetes, ao estar ligada com a circulação e aos processos de metabolização da glicose.
  • A carência deste nutriente afeta também os nossos dentes, favorecendo a formação de cáries e o enfraquecimento dos dentes.
6

Se não sabe onde obter este importante nutriente, em umComo.com.br convidamos-lhe a consultar o nosso artigo sobre os alimentos ricos em vitamina D que devem estar presentes na sua dieta diária.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os benefícios da vitamina D, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Quais são os benefícios da vitamina D

2 comentários
Eliane
Quais são os beneficios da vitamina D e quais são elas.
homerro gomes
Em quais vegetais possuem a vitamina d?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Olá Homerro, pode ver nesse link quais são os alimentos ricos em vitamina D: http://saude.umcomo.com.br/articulo/alimentos-ricos-em-vitamina-d-4117.html Espero ter ajudado!

Quais são os benefícios da vitamina D
Imagem: alimentos-vitaminas.com
Quais são os benefícios da vitamina D

Voltar ao topo da página