Quais são os benefícios da vitamina E

Quais são os benefícios da vitamina E

A vitamina E, essencial para o nosso organismo, é um poderoso antioxidante que ajuda a proteger os ácidos gordos do nosso corpo e a nos mantermos sãos perante algumas doenças. Devido às suas propriedades, ficou conhecida como a vitamina da vida e juventude, pois ajuda a combater o envelhecimento das células, favorecendo a aparência da pele e o cabelo, mas os benefícios da vitamina E são muito superiores. Descubra quais são neste artigo de umComo e saiba como melhorar a sua saúde graças a eles.

Poderoso antioxidante

Este talvez seja o benefício mais conhecido da vitamina E, proteger as nossas células dos compostos tóxicos que entram no nosso organismo, combatendo os radicais livres que causam a degeneração dos tecidos. Por isso é tão associada à juventude e beleza da pele. Deste modo, poderá combater o envelhecimento prematuro e tratar assim de evitar as temidas rugas que aparecem com o passar do tempo.

Para isso, além de incorporar este nutriente à sua dieta, pode aplicá-lo diretamente sobre a sua pele através de cápsulas de vitamina E. Uma das opções mais recomendáveis é a elaboração de máscaras caseiras às quais poderá adicionar este componente. Pode ver o passo a passo no nosso artigo como aplicar vitamina E na nossa pele.

Ajuda a combater as infeções

O seu efeito sobre o sistema imunitário está comprovado, pois aumenta a produção de células de defesa e a resposta celular perante qualquer infecção, sendo um grande aliado quando se trata de doenças virais.

Deste modo, será imprescindível que opte por aqueles alimentos que têm uma grande quantidade de vitamina E como por exemplo:

  • Óleos vegetais: oliva, soja, trigo,...
  • Vegetais de folha verde: brócolis, espinafres, acelgas, etc.
  • Frutos secos.
  • Ovos.
  • Fritas com polpa como o kiwi, mango ou ameixa.
  • Cereais.

Pode obter mais informação sobre os alimentos ricos em vitamina E entrando no nosso artigo.

Favorece a cicatrização

A vitamina E ajuda em grande medida a uma cicatrização adequada, pois fomenta a formação de fibras elásticas e de colagênio, sendo particularmente benéfica no caso de queimaduras. Deste modo, se tomou banhos de sol, poderá reduzir os efeitos do sol através deste nutriente. No entanto, isto não tirará a importância ao uso de cremes e protetores solares.

Grande protetora

Esta aliada protege as membranas biológicas dos nervos, músculos e do sistema cardiovascular, além disso também prolonga a vida dos glóbulos vermelhos e tem um papel essencial ajudando o nosso organismo na absorção e utilização da vitamina A. As nossas células utilizam a vitamina E para interagir entre elas, pelo que exerce uma função fundamental.

Beneficia órgãos importantes

Alguns órgãos recebem diretamente as propriedades da vitamina E. O pulmão é um exemplo, pois diminui os efeitos nocivos do fumo do cigarro. O fígado é outro exemplo, pois faz o mesmo com os efeitos do álcool e, no coração, ajuda a prevenir problemas coronários devido à tensão arterial e colesterol elevados. No nosso cérebro, combate a degeneração celular.

Outras propriedades da vitamina E

Além de todas as propriedades que já referimos, a vitamina E também é conhecida por ser um bom diurético e por favorecer quem sofre de problemas de circulação, diminuindo as cãibras e a sensação de excesso de peso, pois protege o nosso corpo contra a oxidação. Do mesmo modo, pode ajudar as pessoas diabéticas na hora de regular os seus níveis de açúcar.

No entanto, as pessoas com problemas de sangramento - como os pacientes de hemofilia - ou que tomam medicamentos anticoagulantes, não é aconselhável tomar vitamina E.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os benefícios da vitamina E, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Conselhos
  • Lembre-se que uma alimentação equilibrada é a chave para uma nutrição correta.
  • Na hora de comer, o equilíbrio é importante. Não deve consumir em excesso nenhuma vitamina, pois pode ser prejudicial para o seu corpo.