Quais são os benefícios de deixar de fumar

Quais são os benefícios de deixar de fumar

Deixar de fumar é uma meta que muitas pessoas se propõem por diferentes motivos, alguns o fazem impulsionados por um problema de saúde que poderia piorar com o tabaco, outros porque desejam uma mudança positiva em suas vidas, e ainda os que, inclusive, o fazem por economia, pois este vício não é nada barato. Seja como for, abandonar o tabaco tem suas vantagens para a sua saúde, por isso em umComo.com.br explicaremos-lhe quais são os benefícios de deixar de fumar para que se anime a dar esse passo e viver melhor.

Benefícios para sua respiração e pulmões

Não é segredo que fumar afeta de forma séria e importante nossa capacidade respiratória e a resistência pulmonar, por isso um dos benefícios de deixar de fumar mais claro é que aos poucos começaremos a recuperar nossa capacidade de respirar melhor, ajudando, assim, a oxigenar nosso cérebro e todos os nossos órgãos de forma mais eficiente.

Além disso:

  • Reduzirá a tosse, rouquidão e acúmulo de fleuma própria dos fumantes.
  • O olfato e o paladar são favorecidos também, podendo apreciar melhor os sabores e cheiros.
  • Diminuirão os ataque de asma e outros problemas respiratórios.
  • Reduz-se a possibilidade de sofrer resfriados.

Benefícios a nível circulatório

Os fumantes correm maior risco de sofrer de problemas cardíacos, pois o tabaco aumenta a propensão a apresentar obstruções arteriais e pressão alta. Por isso, entre os benefícios de deixar de fumar destaca-se o seu efeito positivo sobre nossa saúde cardíaca e geral. Ao abandonar este vício:

  • A circulação melhora, podendo realizar atividades cardiovasculares como caminhar, correr ou nadar de forma mais eficiente.
  • Reduz-se o risco de infarto.
  • A pressão arterial se regulariza.
  • Reduz-se o risco de sofrer cardiopatia coronariana.
  • Diminui-se a possibilidade de formar coágulos no sangue que podem afetar diferentes órgãos do corpo.

Mais energia e melhor humor

Ao respirar melhor o oxigênio chega de forma mais eficaz aos nossos órgãos, incluindo o cérebro. Isto quer dizer que estaremos mais atentos, menos cansados e com maior disposição para realizar as atividades diárias. Além disso, ao melhorar a respiração conseguiremos também dormir melhor e todos sabemos que um descanso correto é a chave do bom humor e da energia.

Menos riscos de ter câncer

Deixar o fumo é uma decisão que beneficiará sua saúde de forma importante, diminuindo a possibilidade de sofrer de um grande número de doenças entre elas o temido câncer. Quem deixa o cigarro corre menos risco de sofrer de câncer de boca, língua, garganta, pulmões, entre outros. Só este benefício é o suficientemente poderoso para abandonar este hábito.

Neste artigo de umComo.com.br daremos alguns conselhos que ajudarão você a deixar de fumar de uma vez por todas.

Outros benefícios de deixar de fumar

Mas se todos os benefícios de deixar o cigarro que demos ainda não forem suficientemente poderosos, aqui vão algumas vantagens a mais:

  • Mais economia, já não terá que investir esse dinheiro comprando cigarro.
  • Dentes e gengivas mais saudáveis.
  • Pele e cabelo mais saudáveis.
  • Menor risco de apresentar problemas de ereção.
  • Menor risco de ter problemas durante a gravidez.

Anime-se a dar o próximo passo

As razões para abandonar este hábito são muitas, por isso em umComo.com.br convidamos você a dar este passo. Para conseguir isso, pode consultar alguns artigos cheios de conselhos que te ajudarão:

  • Conselhos para deixar de fumar
  • Como controlar a ansiedade ao deixar de fumar

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os benefícios de deixar de fumar, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.