Quais são os benefícios do alho

Quais são os benefícios do alho

O alho é um dos ingredientes fundamentais na cozinha mediterrânea, sempre bem-vindo na preparação de carnes, molhos, peixes e todo o tipo de receitas. No entanto o seu sabor forte faz com que muitas pessoas sintam medo de o juntar aos seus pratos favoritos, mas os seus benefícios para a saúde saltam à vista, por isso em umComo.com.br mostramos-lhe quais são os benefícios do alho e algumas boas razões para o consumir com mais frequência.

Passos a seguir:
1

Durante o século XIX Louis Pasteur descobriu as propriedades antibióticas do alho, mais à frente outros cientistas se uniram à sua busca confirmando que efetivamente este ingrediente é um grande aliado para proteger o corpo das bactérias, por isso costuma ser recomendado no caso de infeções leves e resfriados como um tratamento alternativo.

2

O alho também é um grande anti-inflamatório, excelente para pancadas e contusões.

3

Os seus benefícios nas pessoas que sofrem de problemas de circulação já são conhecidos, pois é um grande vasodilatador e anticoagulante, sendo um dos ingredientes em algumas medicinas que se encontram no mercado para tratar as varizes e o cansaço nas pernas.

4

E quando se trata de feridas leves, o alho é um grande antisséptico que se pode aplicar com confiança sobre a pele, um bom remédio caseiro para os que não são fãs dos antibióticos.

5

Reduz os níveis de açúcar no sangue, bem como o colesterol, por isso é um bom aliado no tratamento da diabetes, hipertensão e problemas cardiovasculares.

6

Alguns pratos que nos permitem consumi-lo cru são o gaspacho, os molhos como o pesto e o alioli e até mesmo o molho de alho e certos peixes típicos para petiscar como as anchovas. Trata-se de desfrutar do seu sabor e benefícios ao máximo, por isso livre-se dos medos e dê uma oportunidade ao alho.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os benefícios do alho, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Conselhos
  • Alguns especialistas salientam que os seus benefícios se podem aproveitar enquanto está cru, no entanto incluir o alho nas suas receitas é uma excelente opção.