Quais são os benefícios do arroz vermelho

Quais são os benefícios do arroz vermelho
Imagem: salud-natural.es

O arroz vermelho é um tipo de arroz integral muito popular e consumido diariamente em alguns países asiáticos, e além de seu delicioso sabor, é muito reconhecido na medicina tradicional chinesa por seus importantes benefícios para a saúde. É um grão longo e apresenta uma cor vermelha ou marrom castanho, resultado dos pigmentos naturais de sua parte exterior. Contém vitaminas e nutrientes específicos que são excelentes para o organismo e, sobretudo, destaca-se seu efeito contra o colesterol ruim. Se quiser conhecer em detalhes quais são os benefícios do arroz vermelho e experimentar esta saborosa variedade, preste atenção no seguinte artigo de umComo.

Passos a seguir:
1

Entre os benefícios do arroz vermelho, o mais destacado é sua capacidade de reduzir o colesterol ruim e os triglicérides no sangue. Isto se dá porque no processo de fermentação deste tipo de arroz se produz de forma natural a lovastatina, uma substância que contêm os fármacos receitados para diminuir os níveis de colesterol e prevenir doenças cardiovasculares. Além disso, estudos recentes demonstram que o arroz vermelho é capaz também de provocar um aumento do colesterol bom (HDL), por isso é um alimento muito saudável e uma alternativa excelente ao tradicional arroz branco.

Imagem: pe.mujer.yahoo.com
2

O arroz vermelho oferece um grande quantidade de fibra e de carboidratos complexos, os quais, ao contrário dos carboidratos simples, se convertem em glicose de forma mais lenta, fazendo com que se possa aproveitar bem mais a energia obtida ao longo do dia. Seu rico conteúdo em fibra ajuda a melhorar o trânsito intestinal e favorece uma absorção mais lenta também das gorduras, sendo uma ótima opção para dietas de emagrecimento.

3

Outro dos benefícios do arroz vermelho é que contém antioxidantes que ajudam a proteger o organismo dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento e a degeneração celular. Além disso, é rico em zinco, um mineral essencial para fortalecer o sistema imunitário e melhorar a saúde da pele, do cabelo e das unhas.

4

A vitamina B6 é indispensável para o metabolismo das células vermelhas e o equilíbrio da formação de serotonina, um neurotransmissor que se encarrega de aspectos vinculados ao estado de ânimo, o sono e o apetite. E o arroz vermelho supõe uma fonte excelente desta vitamina, por isso pode ser benéfico para combater estados de nervosismo, irritação e depressão.

5

Destaca-se também que o arroz vermelho produz um efeito de saciedade naqueles que o consomem, o que o torna em um alimento ótimo para combater a sensação de fome permanente e conseguir respeitar os horários das cinco refeições diárias recomendadas pelos nutricionistas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os benefícios do arroz vermelho, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.