Quais são os benefícios do banho turco

Quais são os benefícios do banho turco
Imagem: turismocastillalamancha.com

Tomar um banho turco, conhecido também como "Hammam" ou sauna a vapor, é uma ótima forma de melhorar nosso bem-estar físico e mental. Trata-se de um banho úmido de calor, gerado por vapor de água, onde a temperatura oscila entre os 25-50 graus em função da altura e com uma umidade de 99% aproximadamente. Este tipo de sauna proporciona benefícios para nosso organismo, desde a depuração até um cuidado excelente da pele. Descubra todos os benefícios do banho turco no seguinte artigo de umComo.com.br.

Passos a seguir:
1

O vapor e o calor gerado dentro de um banho turco favorecem a aceleração das funções metabólicas do organismo, favorecendo a circulação do sangue e estimulando o sistema nervoso, respiratório e hormonal. Este é um dos benefícios mais preciosos do banho turco para nossa saúde.

Imagem: lamoraleja.com
2

Tomar um banho turco é especialmente benéfico para o sistema cardiorrespiratório, já que ao obrigar os pulmões a ventilar mais, produz-se um aumento da sua capacidade de intercâmbio de oxigênio. Além disso, o vapor umedece as vias respiratórias e por isso é expectorante para o tratamento de resfriados, ronquidão, bronquite, além de ser excelente para acalmar a tosse e outras doenças respiratórias.

Imagem: imujer.com

3

Ao contrário da sauna seca ou finlandesa, o banho turco é bem mais relaxante e, portanto, beneficioso para o sistema nervoso. Proporciona grande sensação de bem-estar geral no corpo inteiro, sendo ótimo também para liberar tensões, reduzir o estresse, a ansiedade e favorecer um descanso melhor à noite.

4

A ação do calor do banho turco contribui de forma ideal no alívio das dores causadas por menstruações dolorosas ou pela síndrome pré-menstrual. Além disso, o excesso de vapor facilita a secreção dos fluxos vaginais, melhorando a higiene da área íntima da mulher.

5

Outro dos grandes benefícios do banho turco está relacionado com o cuidado da pele. O vapor oferece uma grande oxigenação nos tecidos da derme, revigorando e limpando profundamente. Os poros se dilatam e eliminam-se todas as toxinas e impurezas da pele. Por este motivo, relaxar em banhos turcos é muito recomendado para pessoas que sofrem de acne ou para as pessoas que simplesmente querem exibir uma pele mais suave e radiante.

Imagem: imujer.com
6

O banho turco pode ser alternado com banhos de água fria e inclusive pode ser aproveitado com sessões de massagem, que faz a experiência mais prazerosa e relaxante ainda.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os benefícios do banho turco, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.