Partilhar

Quais são os benefícios do chá

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais são os benefícios do chá

O chá é uma das bebidas mais consumidas à volta do mundo, formando parte fundamental de algumas culturas como a oriental ou a inglesa. Graças aos seus muitos benefícios para a nossa saúde, todos os dias cada vez mais pessoas fazem do chá um hábito fundamental na sua rotina diária. Nas suas propriedades mais famosas, encontramos o chá preto, o verde, o vermelho e o branco, cada um com benefícios diferentes. Descubra quais são os benefícios do chá, neste artigo de umComo.com.br, e torne-o parte da sua alimentação.

Também lhe pode interessar: Quais são os benefícios do chá azul

Benefícios gerais

Independentemente do tipo de chá que tomar, no geral este é um grande diurético e um dos melhores antioxidantes pelo que colabora na prevenção do envelhecimento, favorece a redução de colesterol, melhora as suas defesas, ajuda a combater anemia pelo seu conteúdo em ferro e tem zero calorias, ao bebê-lo quente irá ajudar a combater também a ansiedade de comer.

O chá preto

Talvez seja um dos mais populares e comerciais, este tipo de chá diminui a absorção de triglicéridos e colesterol ajudando a reduzir a possibilidade de sofrer de doenças cardiovasculares, além disso o seu conteúdo em taninos é benéfico para problemas de estômago como a diarreia e as cólicas.

O chá verde

Provém da mesma planta que o chá preto, por isso os seus benefícios são similares, no entanto o chá verde é conhecido por possuir maiores antioxidantes por estar menos processado que o outro, é capaz de reduzir de forma eficiente a formação de coágulos anormais favorecendo o nosso coração, além disso diminui os níveis de açúcar no sangue e tem propriedades antibióticas para certas bactérias do estômago, o seu conteúdo em fluoreto colabora no fortalecimento dos ossos. Como o chá preto é benéfico para a diminuição do colesterol, isto junto à sua eficácia em baixar os açúcares que consumimos, o que o torna no favorito para aqueles que fazem dietas.

O chá vermelho

A sua cor provém do duplo processo de fermentação que sofre, o seu conteúdo em proteína torna-o num grande estimulante, por isso deve ser consumido com moderação no caso de pessoas nervosas, além de trazer os mesmos benefícios que os outros tipos de chá, o vermelho pode ser rico em quercetina que está associada ao humor, pelo que no oriente é recomendado para a depressão, a melancolia e o mau humor. Também facilita a digestão, ajuda a desintoxicar o organismo e é bom para obter um melhor bronzeado.

O chá branco

Maravilhoso antioxidante, por conter três vezes mais polifenóis que os restantes, começou a ser bastante associado à prevenção do envelhecimento, diminuindo a atividade das enzimas que diminuem a produção de elastina e colágeno na nossa pele, além de ser benéfico para os pacientes com artrite reumatóide reduzindo a inflamação nos pacientes com esta condição. E como contém pouca cafeína as suas contra-indicações são poucas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os benefícios do chá, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Conselhos
  • Se sofre de hipertensão ou de nervosismo excessivo, consulte o seu médico antes de começar a consumir chá.
  • Para conseguir ver os efeitos sobre a sua saúde é recomendável consumir três xícaras de chá por dia, algo comum nas culturas orientais.
  • O consumo de chá é um grande complemento para a sua alimentação, mas não substitue de forma nenhuma as contribuições nutricionais de uma dieta equilibrada.

Escrever comentário sobre Quais são os benefícios do chá

O que lhe pareceu o artigo?

Quais são os benefícios do chá
Quais são os benefícios do chá

Voltar ao topo da página