Partilhar

Quais são os benefícios do chá

Quais são os benefícios do chá

O chá é uma das bebidas mais consumidas à volta do mundo, formando parte fundamental de algumas culturas como a oriental ou a inglesa. Graças aos seus muitos benefícios para a nossa saúde, todos os dias cada vez mais pessoas fazem do chá um hábito fundamental na sua rotina diária. Nas suas propriedades mais famosas, encontramos o chá preto, o verde, o vermelho e o branco, cada um com benefícios diferentes. Descubra quais são os benefícios do chá, neste artigo de umComo.com.br, e torne-o parte da sua alimentação.

Também lhe pode interessar: Quais são os benefícios do chá azul

Benefícios gerais

Independentemente do tipo de chá que tomar, no geral este é um grande diurético e um dos melhores antioxidantes pelo que colabora na prevenção do envelhecimento, favorece a redução de colesterol, melhora as suas defesas, ajuda a combater anemia pelo seu conteúdo em ferro e tem zero calorias, ao bebê-lo quente irá ajudar a combater também a ansiedade de comer.

O chá preto

Talvez seja um dos mais populares e comerciais, este tipo de chá diminui a absorção de triglicéridos e colesterol ajudando a reduzir a possibilidade de sofrer de doenças cardiovasculares, além disso o seu conteúdo em taninos é benéfico para problemas de estômago como a diarreia e as cólicas.

O chá verde

Provém da mesma planta que o chá preto, por isso os seus benefícios são similares, no entanto o chá verde é conhecido por possuir maiores antioxidantes por estar menos processado que o outro, é capaz de reduzir de forma eficiente a formação de coágulos anormais favorecendo o nosso coração, além disso diminui os níveis de açúcar no sangue e tem propriedades antibióticas para certas bactérias do estômago, o seu conteúdo em fluoreto colabora no fortalecimento dos ossos. Como o chá preto é benéfico para a diminuição do colesterol, isto junto à sua eficácia em baixar os açúcares que consumimos, o que o torna no favorito para aqueles que fazem dietas.

O chá vermelho

A sua cor provém do duplo processo de fermentação que sofre, o seu conteúdo em proteína torna-o num grande estimulante, por isso deve ser consumido com moderação no caso de pessoas nervosas, além de trazer os mesmos benefícios que os outros tipos de chá, o vermelho pode ser rico em quercetina que está associada ao humor, pelo que no oriente é recomendado para a depressão, a melancolia e o mau humor. Também facilita a digestão, ajuda a desintoxicar o organismo e é bom para obter um melhor bronzeado.

O chá branco

Maravilhoso antioxidante, por conter três vezes mais polifenóis que os restantes, começou a ser bastante associado à prevenção do envelhecimento, diminuindo a atividade das enzimas que diminuem a produção de elastina e colágeno na nossa pele, além de ser benéfico para os pacientes com artrite reumatóide reduzindo a inflamação nos pacientes com esta condição. E como contém pouca cafeína as suas contra-indicações são poucas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os benefícios do chá, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Conselhos
  • Se sofre de hipertensão ou de nervosismo excessivo, consulte o seu médico antes de começar a consumir chá.
  • Para conseguir ver os efeitos sobre a sua saúde é recomendável consumir três xícaras de chá por dia, algo comum nas culturas orientais.
  • O consumo de chá é um grande complemento para a sua alimentação, mas não substitue de forma nenhuma as contribuições nutricionais de uma dieta equilibrada.

Escrever comentário sobre Quais são os benefícios do chá

Quais são os benefícios do chá
Quais são os benefícios do chá

Voltar ao topo da página