Quais são os benefícios do chá Chai

Quais são os benefícios do chá Chai

O chá Chai é uma bebida quente muito apreciada na medicina indiana Ayurveda devido aos muitos benefícios saudáveis que possui pelos ingredientes com os quais é preparada. Concretamente, elabora-se à base de chá preto, cravo, cardamomo, canela, anis, gengibre e pimenta, e pode ser servida com ou sem leite, por isso o resultado é uma infusão cheia de aromas e sabores bastante intensos; mas seu consumo pode ser muito reconfortante para o organismo, principalmente para facilitar as digestões, proteger o sistema cardiovascular e manter o corpo jovem e em perfeito estado. Quer conhecer a fundo quais são os benefícios do chá Chai? Então convidamos você a continuar lendo este artigo de umComo.

Passos a seguir:
1

O chá Chai é uma bebida ideal para começar o dia com energia, pois a teína que a mistura de especiarias com chá preto possui estimula o sistema nervoso, permitindo que esteja em um estado mais alerta e favorecendo a concentração. Por isso lembre-se que o chá Chai pode ser tomado de manhã, após o almoço ou no meio da tarde, mas é preferível evitar seu consumo durante a noite, já que poderia interferir no bom descanso.

2

Foi demonstrado que um dos principais benefícios do chá Chai é que favorece a saúde do sistema digestivo. Isto é assim principalmente graças às propriedades digestivas que plantas e especiarias possuem, como o cravo, a canela ou o cardamomo, pois todas são aliadas perfeitas para melhorar o processo da digestão e combater doenças estomacais ou outros problemas de flatulência, acidez, náuseas ou diarreia. Se sofre continuamente de digestões pesadas pode começar a tomar uma xícara de chá Chai após o almoço para ver como nota a diferença de forma imediata.

Imagem: nipponcookery.blogspot.pt
3

A saúde do sistema cardiovascular também sai reforçada com o chá Chai, pois é uma importante fonte de polifenóis, uma substância que proporciona uma ação antioxidante incrível. Isso, por um lado, permite regular os níveis de gorduras sanguíneas evitando que estas grudem nas artérias, reduzindo portanto a pressão arterial e prevenindo o colesterol. Por outro lado, combate a ação dos radicais livres que são os responsáveis pelo envelhecimento celular e reforça o sistema imunológico ao aumentar as defesas.

4

Muitas das ervas que o chá Chai incorpora possuem propriedades analgésicas e antivirais, por isso também é uma ótima opção no tratamento de sintomas de resfriados, gripes e condições respiratórias leves. Além disso, pode ajudar a aliviar a dor e a irritação de garganta e a tosse forte e constante.

5

Sem dúvida, um dos benefícios mais valorizados do chá Chai é que é um perfeito remédio natural para favorecer e acelerar a perda de peso. Por isso se tiver como objetivo perder alguns quilos e moldar sua figura, além de fazer uma dieta saudável e exercício, você pode recorrer ao consumo deste chá. E você se pergunta, por que pode ajudar a emagrecer? Porque, entre outras coisas, ajuda a metabolizar as gorduras evitando que se acumulem no organismo e a regular o apetite entre as refeições, pois exerce um poderoso efeito saciante.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os benefícios do chá Chai, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.