menu
Partilhar

Quais são os benefícios do cloreto de magnésio

Por Redação umCOMO. Atualizado: 12 dezembro 2019

Previne a osteoporose, equilibra o sistema nervoso, controla os ataques de asma... O cloreto de magnésio é um complemento dietético com uma grande variedade de benefícios para o organismo, perfeito para todas as idades. Você pode incorporá-lo à sua rotina de uma forma simples e os seus efeitos podem fazer com que seu estado de saúde melhore e que fique mais forte e com mais vitalidade. Neste artigo de umComo contamos a você quais são os benefícios do cloreto de magnésio para que saiba para o que é indicado e como pode ser tomado.

Também lhe pode interessar: Como tomar cloreto de magnésio
Passos a seguir:
1

Antes de fazer uma lista com os seus benefícios, é importante que entenda o que é o cloreto de magnésio. Trata-se de um composto mineral formado de cloro e de magnésio e usado como complemento dietético devido a tudo o que oferece ao nosso organismo: mantém-no jovem, fortalece e torna-o mais resistente ao tempo e ao envelhecimento do organismo.

O cloreto de magnésio é um mineral muito importante para o nosso organismo e sua ingestão diária é imprescindível. Lembre-se que, de toda a ingestão de magnésio que fazemos por dia, só assimilamos 30 ou o 40% porque os alimentos refinados e seu processo de cozimento fazem com que este mineral se perca no caminho.

A falta de magnésio pode produzir desequilíbrios em nosso organismo que detectaremos ao ter a sensação de menor capacidade de concentração, maior fatiga, etc.

Quais são os benefícios do cloreto de magnésio - Passo 1
2

Os benefícios do cloreto de magnésio são muitos e muito variados; ao tratar-se de um mineral essencial para o organismo, seus usos e funções encontram-se em muitos processos habituais do corpo, que detalhamos para você a seguir com as principais aplicações deste suplemento:

  • Ao evitar a calcificação das artérias o cloreto de magnésio funciona como preventivo natural dos infartos.
  • Também consegue evitar que o ácido úrico fique impregnado nas articulações, prevenindo doenças nestas partes do corpo, como no caso da artrite ou da arteriosclerose.
  • Possui uma ação que fixa o cálcio e o retém no corpo, por isso é um bom aliado para prevenir ou tratar a osteoporose.
  • Tomando cloreto de magnésio consegue-se evitar que o cálcio fique no sangue, prevenindo o endurecimento das artérias e, portanto, a hipertensão e a hipotensão.
  • O magnésio contribui para reparar e corrigir a duplicação do DNA potenciando a reprodução das células e desinflamando os tecidos; estes três usos celulares são perfeitos para fortalecer o organismo e reduzir o risco de sofrer de câncer.
  • Também impede que o oxalato de cálcio se acumule nos rins e, portanto, não permite que se formem cálculos renais ou pedras nos rins.
  • No caso das mulheres, o cloreto de magnésio contribui para diminuir a síndrome pré-menstrual e ajuda a regular os ciclos menstruais e as alterações hormonais.
  • Evita a proliferação de radicais livres, que são os responsáveis por criar malformações como verrugas externas ou tumores internos.
  • O cloreto de magnésio é um bom aliado para controlar e prevenir a asma porque desinflama as vias respiratórias e relaxa os músculos dos pulmões potenciando a sua dilatação.
  • Também é um bom aliado nos tratamentos de beleza pois ajuda a diminuir os efeitos do tempo. Isso porque estimula o colágeno da pele conseguindo que a aparência seja a de uma pele mais firme e rejuvenescida.
  • Também é usado para tratar as alergias da mesma forma que o magnésio ajuda a reduzir a histamina que existe em nosso corpo, portanto controla as reações alérgicas.
  • Para as grávidas também é um complemento ideal pois previne a pré-eclampsia e ajuda a que o feto cresça saudável e forte.
  • Alivia e reduz as dores das enxaquecas pois equilibra a serotonina que é uma das responsáveis por fazer com que outros compostos químicos sejam liberados e produzam as dores típicas deste problema.
  • O cloreto de magnésio contribui na formação de neurotransmissores, melhorando nossa memória e capacidade de concentração.
3

Para incluir o cloreto de magnésio em sua dieta terá que conseguir este componente que pode adquirir em qualquer loja de produtos naturais. Depois disso, terá que consumir o produto seguindo esta receita:

  • Ferva um litro de água.
  • Dissolva 30 gramas de cloreto de magnésio.
  • Deixe esfriar.

A quantidade que deve tomar por dia deve ser indicada por um especialista que determine quanto seu corpo precisa e quais são os melhores momentos do dia para o tomar. Mas, além de fazer isso com o seu componente preparado, você pode aumentar os níveis de magnésio do seu corpo adicionando mais alimentos que contenham este mineral; em umComo contamos a você quais são os alimentos ricos em magnésio.

4

Ainda que o magnésio seja um ingrediente natural e essencial para o nosso corpo, o cloreto de magnésio tem uma série de contraindicações que devemos considerar. A seguir detalhamos para você quem não pode tomar este suplemento:

  • Se sofre de diarreia o cloreto de magnésio não é aconselhável pois pode ter um efeito laxante que piore o seu estado.
  • Se sofre de doenças nos rins, principalmente de insuficiência renal, não tome este suplemento.
  • As pessoas com colite ulcerosa também não devem tomar este complemento porque pode fazer com que as diarreias sejam mais agudas.
  • Se estiver tomando antibióticos pode ser que o cloreto de magnésio diminua o efeito dos mesmos, portanto não se recomenda misturar e, se o fizer, deixe passar pelo menos 3 ou 4 horas de intervalo entre a ingestão de cada um.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os benefícios do cloreto de magnésio, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário

2 comentários
leidiane
qual a melhor hora pra tomar o cloreto de magnésio e quantas vezes ao dia?
Editor umComo.com.br
Oi, Leidiane. Temos um artigo que explica como tomar cloreto de magnésio: https://saude.umcomo.com.br/artigo/como-tomar-cloreto-de-magnesio-19935.html
A sua avaliação:
ana santantos
qual e o beneficio para espesurizes queria saber se e bom para iso

1 de 4

Voltar ao topo da página