Quais são os benefícios do farelo de aveia

Quais são os benefícios do farelo de aveia

Muitos já conhecem as propriedades da aveia, mas você sabe o que é o farelo de aveia? Trata-se das camadas externas do grão deste cereal, resultantes do processo de refinamento, que contêm uma infinidade de nutrientes favoráveis para a saúde. Portanto, se quer conhecer mais sobre as camadas superficiais da aveia, não deixe de ler este artigo de umComo sobre quais são os benefícios do farelo de aveia.

Passos a seguir:
1

O farelo de aveia destaca-se pelo seu alto teor em fibra, tanto solúvel como insolúvel, inclusive superando o dos flocos de aveia. E um dos principais benefícios deste nutriente pois ajuda a combater o intestino preso por facilitar o trânsito intestinal e, portanto, ajuda a ir ao banheiro com mais frequência.

2

Além disso, esta parte do cereal também ajuda a manter os valores de colesterol e triglicéridos dentro dos níveis normais. É que o farelo de aveia não tem colesterol, mas suas beta glucanas têm a capacidade de absorver estes lipídios do intestino e expulsá-los através das fezes.

3

Por outro lado, recomenda-se incorporar o farelo de aveia nas dietas para emagrecer, já que ajuda a saciar a fome e a reduzir a sensação de apetite. Do mesmo modo, pode ser apropriado para pessoas com problemas de ansiedade com a comida ou durante crises de estresse.

4

Outro benefício do farelo de aveia é o fato de ajudar a prevenir e a tratar as hemorroidas pois seu alto conteúdo de fibra evita a pressão excessiva na zona anal, que é a causadora do inchaço das veias deste local. Da mesma forma, o farelo é capaz de amaciar as fezes e, portanto, facilitar sua excreção e reduzir a dor que algumas pessoas sofrem.

5

Pessoas com diabetes também podem ser beneficiadas pelo consumo de farelo de aveia, já que esta parte do cereal ajuda a regular os níveis de glicose no sangue ao reduzir a absorção intestinal. No entanto, o coletivo diabético deverá considerar muito bem que este suplemento nutricional tem mais carboidratos que outros cereais.

6

Quanto a tomar farelo de aveia, destaca-se que se recomenda entre uma e três colheres de sopa diárias seja com um iogurte, suco, leite, salada ou como preferir, sempre acompanhando de muita água. Deste modo, evitará possíveis efeitos colaterais do farelo de aveia como o inchaço ou distensão abdominal, diarreia, flatulências...

7

Destaca-se ainda que o farelo de aveia é contraindicado para pessoas com colite, doença de Crohn e algumas outras doenças gástricas, por isso sempre deverá consultar seu médico antes de incorporá-lo à sua dieta habitual.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os benefícios do farelo de aveia, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.