Partilhar

Quais são os benefícios do farelo de trigo

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais são os benefícios do farelo de trigo

Você está se perguntando o que é o farelo? Trata-se das camadas externas do grão de cereal, que pode ser o trigo ou a aveia, resultantes do processo de refinamento. Ainda que possa parecer o contrário, a verdade é que neste envoltório natural dos cereais concentram-se múltiplas propriedades favoráveis para a saúde. Por isso, não deixe de descobrir quais são os benefícios do farelo de trigo neste artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Quais são os benefícios do farelo de aveia
Passos a seguir:
1

Uma das propriedades mais destacadas do farelo de trigo é o fato de ser altamente rico em fibra e, portanto, muito bom para facilitar o trânsito intestinal e melhorar problemas de prisão de ventre. Deste modo, deverá incorporar o farelo de trigo em uma dieta com outros alimentos indicados para isso.

2

Do mesmo modo, o farelo de trigo pode ser muito apropriado em dietas para emagrecer ou para pessoas com obesidade, já que a camada externa deste cereal reduz a absorção de nutrientes. Além disso é apropriado para controlar o apetite e aumentar a sensação de saciedade, sentindo menos necessidade de comer.

3

Por outro lado também pode ser recomendável tomar farelo de trigo para quem sofre de anemia ou baixos níveis de ferro, porque esta parte do cereal tem uma quantidade considerável desse mineral. Por este mesmo motivo, será apropriado para pessoas que façam esforço físico ou esporte intenso e, portanto, que tenham um alto desgaste de ferro.

4

Devido aos ácidos graxos insaturados, o farelo de trigo aumenta o colesterol bom e, portanto, ajuda a evitar doenças cardiovasculares ou cardíacas. Também contém antioxidantes que previnem muitas outras doenças graves, inclusive o câncer, ao mesmo tempo que ajuda a manter as células jovens.

5

No entanto, destaca-se que o farelo de trigo deve ser tomado com moderação, no máximo 20-30 gramas diárias, já que passar desta quantidade poderia causar efeitos colaterais como flatulência, distensão abdominal, diarreia, etc. Do mesmo modo que o farelo de aveia, podemos incorporá-lo ao leite, iogurte, vitaminas, saladas de frutas... e também deverá ingerir água abundante.

6

Também é importante saber que o farelo de trigo é contraindicado para pessoas que tiveram recentemente apendicite, úlceras gástricas, colite, cólon irritável, gastrite e outras condições gastrointestinais. Além disso, os celíacos não poderão consumir este produto pelo fato de vir do trigo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os benefícios do farelo de trigo, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Quais são os benefícios do farelo de trigo

O que lhe pareceu o artigo?

Quais são os benefícios do farelo de trigo
Quais são os benefícios do farelo de trigo

Voltar ao topo da página