Quais são os benefícios do ômega 6


Os ácidos graxos ômega 6 são um tipo de gordura poliinsaturada essencial para a saúde mas que, do mesmo modo que os ácidos ômega 3, nosso corpo não pode produzir, e deveremos adquiri-los através de uma alimentação equilibrada. O ômega 6 é muito benéfico para o organismo e necessário para seu bom funcionamento, já que favorece e protege a saúde cardiovascular, combate o colesterol, além de ser excelente para a formação de membranas celulares e hormônios e no funcionamento do sistema nervoso e imunológico. Se quer saber exatamente quais são os benefícios do ômega 6, preste atenção ao seguinte artigo de umComo.com.br.
Um dos maiores benefícios do ômega 6 são as magníficas propriedades que contribuem para nossa saúde cardiovascular, diminuindo o risco de doenças que afetam o coração e os vasos sanguíneos. O consumo de alimentos ricos em ômega 6 ajuda a prevenir que se formem coágulos nas artérias, reduz os triglicéridos e o colesterol. Em última análise, é excelente para melhorar a circulação sanguínea, tornando-o mais fluído e proteger contra doenças como ataques cardíacos, derrames cerebrais, acidente vascular cerebral, etc.

O ômega 6 também contém propriedades anti-inflamatórias por isso é benéfico para doenças que afetam as articulações, como a artrite reumatóide. Pode ser uma forma eficaz de reduzir e amenizar os sintomas desta doença crônica e degenerativa, aliviar a dor, inchaço e sensação de rigidez. Isso é graças ao ômega 6 que ajuda a reduzir os níveis de prostaglandinas, substâncias que são, em muitos casos responsáveis por processos inflamatórios.

Quanto ao sistema imunológico e nervoso, os ácidos graxos ômega 6 também estão envolvidos para garantir o seu bom funcionamento. Por um lado, contribuem para aumentar as defesas e diminuir o risco de infecção. E por outro, ajuda a cobrir importantes funções comportamentais e cerebrais, inclusive tem sido demonstrado que os pacientes com hiperatividade têm ômega 6 a níveis mais baixos do que aqueles sem esse distúrbio.

Pacientes com diabetes em grande parte podem explorar os benefícios do ômega 6. Está comprovado que estes ácidos graxos ajudam a controlar e a manter os níveis de insulina estáveis, hormônio importante que regula os níveis de açúcar no sangue. Eles podem ajudar a diminuir alguns dos sintomas da diabetes, tais como infecções de pele, a manifestação de visão turva ou sensação de coceira generalizada.

Está comprovado que o ômega 6 também é eficaz para aliviar os sintomas próprios da síndrome pré-menstrual sofridos por muitas mulheres. Ajuda a diminuir os incômodos e dores vinculadas à ovulação e a menstruação, bem como a inchaço e a irritabilidade, as cólicas, o nervosismo, etc.

Outros dos benefícios do ômega 6 é a prevenção da queda de cabelo, já que pode estimular seu crescimento quando existe uma falta de irrigação sanguínea no folículo piloso. Além disso, a ingestão de alimentos ricos em ômega 6 ou o uso externo destes ácidos graxos também é ótimo para o cuidado da pele e o tratamento de acne, eczemas, dermatite, secura, etc.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os benefícios do ômega 6, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.