Quais são os benefícios do tomate

Quais são os benefícios do tomate

O tomate é um alimento que pode ser incorporado na dieta de várias formas, quer seja comendo-o cru, cozinhado ou como parte de qualquer receita. São muitas as propriedades benéficas que este fruto confere ao seu organismo, por isso é recomendável comê-lo com frequência. Neste artigo de umComo.com.br, explicamos-lhe detalhadamente quais são os benefícios do tomate.

Passos a seguir:
1

Um dos principais benefícios do tomate é a sua grande quantidade de antioxidantes, característica que ajuda a manter as células jovens e a retardar o envelhecimento. Além disso, está demonstrado que os antioxidantes são eficazes para reduzir alguns tipos de câncer: próstata, pulmão, trato intestinal... Por isso é recomendável incorporar os tomates na sua alimentação habitual.

2

O tomate destaca-se por melhorar o sentido da visão, devido à vitamina A que contém, assim como também ajuda a prevenir a cegueira noturna. Se tem problemas de visão o tomate será um excelente aliado que deve incorporar na sua dieta diária.

3

Além disso, os tomates melhoram a circulação do sangue, por isso reduzem o risco de sofrer problemas cardiovasculares como por exemplo os infartos do miocárdio.

4

Da mesma forma, consumindo tomates podemos reduzir os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue graças ao seu alto conteúdo em licopeno.

5

Os tomates têm propriedades diuréticas, por outras palavras, ajudam a eliminar toxinas e evitar a retenção de líquidos.

Muita vezes fazemos dieta mas não percebemos porque continuamos tão inchados, e por vezes isso deve-se à retenção de líquidos. Para evitar isso devemos consumir alimentos com propriedades diuréticas como é o caso do tomate.

6

Por último, é importante destacar as propriedades benéficas do tomates para os dentes, para o cabelo e para a pele.

Como pode ver o tomate é um super alimento que tem imensos benefícios, assim sendo deve ser incorporado na nossa alimentação. No entanto, como qualquer alimento não deve ser consumido em excesso.

Veja também os seguintes artigos sobre os benefícios de outros alimentos:

  • Quais os benefícios da beterraba
  • Quais os benefícios da pitanga
  • Quais os benefícios do inhame
  • Quais os benefícios da mandioca

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os benefícios do tomate, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.