Partilhar

Quais são os chás relaxantes

Quais são os chás relaxantes

Sente que ultimamente está nervoso? Tem épocas em nossas vidas nas quais ficamos mais nervosos, seja por alguma mudança ou por iniciar um novo caminho. Nestes momentos, costumamos nos sentir mais ansiosos, com dificuldades para relaxar e pegar no sono. Nestes períodos é aconselhável levar uma vida afastada do estresse para poder se tranquilizar e, neste sentido, os chás podem ajudar já que são feitos com ervas medicinais que costumam contar com propriedades ideais para este fim. Em umComo vamos contar quais são os chás mais relaxantes para que saiba o que deve tomar quando se sentir ansioso.

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas da ansiedade

Valeriana

É uma das plantas mais usadas para preparar chás relaxantes já que ajuda a pegar no sono, além de diminuir a ansiedade e reduzir o nervosismo. É uma erva medicinal que conta com propriedades calmantes e sedativas que ajudam a aliviar quando estamos em períodos de estresse, fazendo com que relaxemos e nos sintamos melhor.

Para preparar o chá só precisamos de:

  • 1 xícara de água
  • 1 colher de sopa de flores secas de camomila

Terá que colocar para ferver ambos os ingredientes e deixar cozinhar por 12 ou 15 minutos. Depois só terá que coar o líquido e ficar com ele, eliminando assim as flores. Tome antes de dormir ou depois de comer e sentirá os benefícios. Em umComo contamos a você quais são os benefícios da valeriana.

Quais são os chás relaxantes - Valeriana

Passiflora ou flor de maracujá

Trata-se de uma das plantas mais usadas para combater a insônia já que conta com propriedades sedativas que ajudam a relaxar os músculos e a mente e a pegar no sono mais facilmente. Mas além de tudo isso, também consegue reduzir o nervosismo e a ansiedade conseguindo um efeito relaxante perfeito para aliviar o estresse.

Para o chá de passiflora você precisará de:

  • 1 colher de sopa de passiflora (flor de maracujá)
  • 1 xícara de água

O método de elaboração é muito simples, pois só terá que colocar água para ferver e quando começar a ferver terá que apagar o fogo, adicionar a erva medicinal e tampar a panela. Deixe repousar por 5 minutos, coe guardando o líquido e beba. Se não gostar muito do sabor pode experimentar com adoçantes naturais, como o mel ou a stevia.

Em umComo contamos para você como tomar passiflora para a ansiedade.

Quais são os chás relaxantes - Passiflora ou flor de maracujá

Erva-cidreira

Outro entre os melhores chás relaxantes é a de erva-cidreira, uma erva medicinal que ajuda a tratar o nervosismo e a aliviar os momentos de estresse graças às suas propriedades relaxantes. Também é considerado um bom chá para lutar contra a insônia, pois tem propriedades narcóticas naturais para que possa dormir melhor e de forma mais profunda.

Para fazer este chá de erva-cidreira você precisa de:

  • 1 colher de sopa de erva-cidreira
  • 1 xícara de água

A elaboração deste chá também é muito simples, pois só terá que colocar para ferver a água com a erva-cidreira e deixar cozinhar tudo junto por 10 ou 15 minutos. Depois terá que coar o chá e adoçar, se quiser, com um pouco de mel ou de açúcar mascavo. Tome quando quiser relaxar.

Quais são os chás relaxantes - Erva-cidreira

Tília

A tília é uma das plantas mais populares para acalmar o nervosismo e se sentir mais relaxada. O motivo é que se trata de uma erva com propriedades relaxantes que ajudam a reduzir a ansiedade, o estresse, etc. Também é perfeita para pegar no sono, pois contém propriedades sedativas que ajudarão a evitar a insônia e a descansar melhor durante a noite.

Para fazê-lo, precisará de:

  • 1 colher de sopa de tília
  • 1 copo de água

Coloque para ferver os dois ingredientes em uma panela por uns 10 ou 15 minutos e depois coe o chá para ficar apenas com a água do mesmo. Se quiser adoçar, em umComo propomos a você que experimente adoçantes naturais como o mel, pois contém ótimos nutrientes para o organismo.

Quais são os chás relaxantes - Tília

Truques para relaxar

Além de tomar chás relaxantes, também é recomendável que em períodos de estresse use algumas técnicas que ajudarão a reduzir o nervosismo e a se sentir melhor. Por exemplo, uma das melhores atividades que pode fazer é esporte, pois queimará energia, ativará o seu corpo e sentirá cansaço físico após o exercício. O melhor é que saia para correr, ande de bicicleta ou vá fazer uma aula de aeróbica que faça você suar, além de afastá-la dos problemas por um tempo.

Também é recomendável que aprenda a respirar e a controlar sua mente. Para isso pode colocar música relaxante em casa, ler um livro ou fazer meditação. A risada também é uma ótima aliada para se livrar do nervosismo, por isso ver uma comédia ou ir a uma sessão de risoterapia podem ser boas ideias para relaxar.

Quais são os chás relaxantes - Truques para relaxar

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os chás relaxantes, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário sobre Quais são os chás relaxantes

Quais são os chás relaxantes
1 de 6
Quais são os chás relaxantes

Voltar ao topo da página