Partilhar

Quais são os cinco sentidos

Quais são os cinco sentidos
Imagem: ortoplan.com

O ser humano conta com os cinco sentidos para poder perceber seu meio, relacionar-se com outros humanos e com os animais, e experimentar diferentes sensações. Cada um de nossos sentidos cumpre um papel fundamental em nosso corpo, contado com células que reagem perante determinados estímulos para transmitir ao nosso cérebro a informação que percebem e a transformar em sensações. Se você se pergunta quais são os cinco sentidos e sua função em nosso corpo, em umComo.com.br damos a você as respostas que procura.

Também lhe pode interessar: Quais os níveis normais de Ferritina
Passos a seguir:
1

O sentido da visão é o mais desenvolvido nos humanos, pois ao contrário de muitos animais, temos a capacidade de detectar objetos de longa e curta distância e de ver com pouca ou muita luz. O órgão responsável pela visão é o olho, que, composto de diversas partes, é capaz de captar a luz enviando-a ao cérebro para que este interprete todos aqueles objetos que nos rodeiam. Assim, nós, seres humanos, somos capazes de ver e de usar este sentido para nos guiar e conduzir por onde quisermos.

Quais são os cinco sentidos - Passo 1
Imagem: portaldoprofessor.mec.gov.br
2

O sentido da audição é outro dos cinco sentidos. Localizado dentro da orelha, é por meio da audição que somos capazes de perceber os sons à nossa volta.

Composto pelo ouvido externo, médio e interno, este sentido capta as vibrações do nosso ambiente para depois transmiti-las, através do nervo auditivo, ao nosso cérebro que as transformará em som.

Quais são os cinco sentidos - Passo 2
Imagem: psicopensar.blogspot.pt
3

O sentido do olfato é outro dos cinco sentidos, graças ao qual percebemos os cheiros. O órgão que nos permite cheirar tudo o que nos rodeia é o nariz, graças às mucosas nasais, que captam os cheiros e enviam a informação ao nosso cérebro, que depois de interpretá-la e analisá-la indica-nos que há cheiro de algo. É o nosso cérebro quem envia a informação a respeito de se um aroma nos parece ou não agradável.

Quais são os cinco sentidos - Passo 3
Imagem: webciencia.com
4

O sentido do paladar é o que nos permite saber que um bolo de chocolate é delicioso ou que um remédio é amargo. Graças às papilas gustativas localizadas em nossa língua podemos perceber os alimentos doces, salgados, amargos e ácidos, e através dessa percepção (e novamente com a ajuda do cérebro) interpretar seu sabor. Assim podemos dizer que gostamos de alguma coisa ou que ela nos desagrada.

Quais são os cinco sentidos - Passo 4
Imagem: alunosonline.com.br
5

Por último, dos cinco sentidos só nos resta mencionar o sentido do tato, que é percebido graças ao órgão maior de todo o corpo humano: a pele. Por meio do tato podemos sentir a textura, temperatura e estado das coisas que tocamos. Graças a ele sabemos se algo é liso, rugoso, se está frio ou quente, se é sólido ou macio, etc.

Quais são os cinco sentidos - Passo 5
Imagem: 2.ibb.unesp.br
6

Então, já ficou claro, não? Os cinco sentidos são a visão, a audição, o olfato, o paladar e o tato, todos muito úteis para perceber e interpretar o meio que nos rodeia.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os cinco sentidos, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Quais são os cinco sentidos

Quais são os cinco sentidos
Imagem: ortoplan.com
Imagem: portaldoprofessor.mec.gov.br
Imagem: psicopensar.blogspot.pt
Imagem: webciencia.com
Imagem: alunosonline.com.br
Imagem: 2.ibb.unesp.br
1 de 6
Quais são os cinco sentidos

Voltar ao topo da página