Quais são os efeitos colaterais do cloreto de magnésio

Quais são os efeitos colaterais do cloreto de magnésio

Em muitas ocasiões sofremos de um déficit de vitaminas e minerais que nos leva a tomar suplementos que diminuem a falta destes nutrientes. No entanto, esta ação sempre deve ser supervisionada por um especialista médico para se assegurar que não existe nenhum tipo de risco ou perigo. Além disso, é importante conhecer que consequências pode implicar a ingestão de algum complemento nutricional, por isso que neste artigo de umComo explicamos a você detalhadamente quais são os efeitos colaterais do cloreto de magnésio.

Passos a seguir:
1

Ainda que seja verdade que o cloreto de magnésio conta com múltiplos benefícios para a saúde, a incorporação de suplementos deste mineral deverá ser sempre supervisionada por um médico para garantir que não existe nenhum tipo de risco. Do mesmo modo, o especialista deverá determinar que não está contraindicado e qual é a dose adequada de cloreto para cada pessoa.

2

Além disso, deve considerar que o consumo de cloreto de magnésio pode implicar em alguns efeitos colaterais que deverá conhecer para tomar medidas e cessar o tratamento com este mineral caso seja necessário. É que algumas destas consequências podem ser consideradas normais e inócuas para o organismo, enquanto outras podem ser mais complicadas.

3

Deste modo, tomar cloreto de magnésio costuma estar diretamente relacionado com um sabor metálico que aparece na boca ao ingerir este mineral na maioria de suas formas: comprimidos, cápsulas, cristalizado, etc. É por isso que após a ingestão se recomenda beber água em abundância ou algum outro líquido como um suco para atenuar este gosto amargo e, para muitos, desagradável.

4

Por outro lado, muitas pessoas apresentam diarreia por causa do cloreto de magnésio, especialmente quando é tomado em jejum. É que este mineral conta com um notável poder laxante que pode ser usado contra a prisão de ventre ou que pode, inclusive, se tornar um efeito colateral. Para tratar de evitar este problema, recomenda-se tomar o mineral com as refeições e não exceder nunca a quantidade diária recomendada pelo médico; no entanto, aquelas pessoas que continuam tendo este problema, deverão deixar de tomar cloreto de magnésio.

5

Sobretudo no início do tratamento com este suplemento mineral, também é possível que se apresentem problemas gástricos leves como efeito colateral do cloreto de magnésio. Estas complicações deveriam desaparecer dias após começar a tomá-lo, mas caso não seja assim, é possível que você não tolere adequadamente o cloreto de magnésio e deverá consultar seu médico.

6

Também será importante destacar que, entre outros, o cloreto de magnésio está contraindicado em caso de:

  • Colite ulcerosa.
  • Insuficiência renal.
  • Cálculos renais.
  • Tratamentos antibióticos.
  • Ingestão de medicamentos para a hipertensão.

Se está tomando algum outro tipo de medicamento ou sofre de qualquer outra doença ou condição, consulte seu médico antes de introduzir o cloreto de magnésio em sua vida cotidiana.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os efeitos colaterais do cloreto de magnésio, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.