Quais são os efeitos colaterais do ibuprofeno

Quais são os efeitos colaterais do ibuprofeno
Imagem: kerchak.com

Quando se abusa de analgésicos como o ibuprofeno, os efeitos costumam ser contrários aos que se pretendiam conseguir. Em todo o mundo são milhões as pessoas que consomem ibuprofeno em doses maiores que as recomendadas. Se quiser saber que danos pode ocasionar este consumo, continue lendo este artigo. Em umComo.com.br indicamos quais são os efeitos colaterais do abuso de ibuprofeno.

Passos a seguir:
1

Pela versatilidade do medicamento, as pessoas costumam tomar ibuprofeno com frequência já que alivia quase qualquer tipo de incômodo. Isto implica um abuso do mesmo que gerará efeitos colaterais, que podem chegar a ser graves se não forem controlados. Além disso, é necessário que este tratamento seja feito sob supervisão médica e não de forma autônoma, como ocorre na maioria dos casos em que se desconhecem estes efeitos.

2

Um dos sintomas mais comuns do abuso do ibuprofeno é o mal-estar abdominal. Desde dores de estômagos até doenças muitos mais graves que devem ser tratadas com atenção: diarreias, náuseas e vômitos. É necessário, chegado este ponto, procurar com urgência um especialista.

3

Quando o abuso do ibuprofeno é excessivo, os problemas de estômago podem derivar em úlceras. Isso implica grandes dores, problemas digestivos e a necessidade de fazer um tratamento constante e de eliminar certos alimentos para evitar a dor e a acidez. Seria grave chegar a isto, mas o consumo constante de ibuprofeno pode provocá-lo.

4

Se o abuso for muito grande, o ibuprofeno pode gerar problemas de coração e originar um infarto. Inclusive sem abuso demais, pessoas que sofram de alguma doença deste tipo devem procurar algum especialista, uma vez que exagerar deste medicamento pode levar a problemas graves.

5

Outro possível efeito colateral do excesso de ibuprofeno é o da cefaleia e grandes dores de cabeça. Pode chegar a tornar-se uma dor crônica se não for cuidada. Tudo isso é provocado por uma irritação do sistema nervoso ocasionado pela abusiva ingestão deste medicamento.

6

Os efeitos colaterais podem ser de maior risco se o ibuprofeno for misturado com outros medicamentos que podem parecer inofensivos. Por isso, é sempre necessário entrar em contato com um médico para que o autorize. Com antidepressivos, anticoagulantes, corticoides e diuréticos, os efeitos colaterais podem ser muito graves. Muito cuidado nestes casos!

Sugestão: Posso tomar amoxicilina e ibuprofeno?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os efeitos colaterais do ibuprofeno, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Conselhos
  • Consulte sempre um especialista.
  • Não se automedique.