Partilhar

Quais são os efeitos colaterais dos antibióticos

Por Sara Viega. Atualizado: 20 março 2018

O antibiótico é um tipo de medicamento que todos temos em nossa caixa de remédios. Aceitamos como algo natural na hora de nos medicarmos, mas temos que ter bem claro quais os efeitos que produzem no organismo. O antibiótico é uma substância química que impede o crescimento de micro-organismos, especialmente as bactérias, e é usado para tratar todo o tipo de infecções provocadas por germes.

Em umComo.com.br contamos a você quais são os efeitos colaterais dos antibióticos que deve ter em conta se os toma de forma habitual.

Os antibióticos têm efeitos secundários

O antibiótico é um medicamento que serve para evitar o crescimento das bactérias que são nocivas para o organismo, impedindo e destruindo um certo tipo de infecções. Apesar de cumprir uma extraordinária função defensiva, em sua tentativa de eliminar as bactérias patogênicas, também elimina outro tipo de bactérias que são benéficas. Por exemplo, há bactérias positivas que servem para prevenir infecções provocadas por fungos.

Por este motivo, é importante não abusar dos antibióticos e, sobretudo, não ter o hábito de se automedicar: antes de tomar qualquer tipo de medicação, deve consultar um especialista na matéria.

Veja também: Para que serve Amoxicilina? - Indicações e como tomar

Efeitos colaterais mais comuns dos antibióticos

Os possíveis efeitos adversos dependerão do tipo de antibiótico que tomar e são de diversos tipos. Entre os efeitos colaterais dos antibióticos, os mais comuns são:

  • Febre
  • Náuseas
  • Certas reações alérgicas
  • Diarreia, já que altera o equilíbrio da flora intestinal
  • Alterações da flora vaginal
  • Danos nos tendões
  • Sensibilidade à luz do sol
  • Perda de apetite
  • Visão embaçada
  • Alteração do sistema nervoso
  • Problemas respiratórios

A medicação com antibióticos deve estar receitada por um médico especialista que indicará a correta posologia para que não tenha efeitos colaterais ruins. Temos que ser prudentes com o uso de qualquer tipo de medicação.

Em umComo contamos a você como reduzir os efeitos colaterais dos antibióticos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os efeitos colaterais dos antibióticos, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário sobre Quais são os efeitos colaterais dos antibióticos

Voltar ao topo da página