Partilhar

Quais são os exames ginecológicos básicos

Por Redação umCOMO. Atualizado: 11 julho 2017
Imagem: yunait.com

Visitar o ginecologista é uma tarefa que toda mulher deve realizar de forma periódica, pois nossa saúde depende em grande parte de um adequado controle ginecológico. Apesar disso muitas garotas sentem temor de ir a uma consulta deste tipo por não saber a que tipo de exames e controles serão submetidas, ou por vergonha de revelar sua intimidade para um médico. Em umComo.com.br recomendamos que você vá anualmente à consulta com seu ginecologista, por isso para diminuir seus temores explicamos quais são os exames ginecológicos básicos.

Controle ginecológico

Este é o exame ginecológico mais básico de todos, e permite saber de forma geral como se encontra a área vaginal externa, o colo uterino, o útero e os ovários.

Para sua realização o ginecologista faz uma prévia colocação de luvas de látex e com a ajuda de um espéculo, observará a parte externa da vagina, incluindo os lábios maiores e menores em busca de lesões. Depois introduzirá dois dedos na vagina para avaliar o estado do colo uterino, o útero e os ovários.

Caso ele(a) encontre algumas anormalidades, poderão ser recomendados outros estudos.

Papanicolau (PAP) ou Citologia Vaginal

O Papanicolau também conhecido como Citologia Vaginal é um exame básico ginecológico que deve ser realizado uma vez ao ano a partir do momento em que a mulher é sexualmente ativa. O mesmo serve para detectar de forma prematura o câncer de colo uterino, além da existência do vírus de papiloma humano HPV.

Trata-se de um exame indolor que é realizado durante o controle ginecológico quando uma amostra das células do colo uterino é colhida para ser analisada em um laboratório. Se algum resultado sair anormal, é necessário fazer outras provas de confirmação.

Exame de mamas ou mamografia

Em cada consulta ginecológica o ginecologista realizará um tato mamário de forma externa, com o fim de detectar algum nódulo ou anomalia na zona. Trata-se de um procedimento muito similar ao autoexame de mama que devemos realizar em casa para descartar a presença de alguma anormalidade em nossos seios.

A mamografia é o exame mais básico para detectar a presença de um nódulo, tumor ou câncer de mama. A idade para realizar a primeira mamografia varia segundo diversos fatores:

  • Se há antecedentes de câncer de mama em familiares diretos, nesse caso recomenda-se que a primeira mamografia se realize após os 35 anos de forma anual.
  • Se não há antecedente de câncer de mama em familiares diretos a recomendação é realizar a mamografia a partir de 40 anos de forma anual.

É oportuno destacar que no caso particular da saúde pública brasileira, o Sistema Único de Saúde (SUS) prevê este exame anual na revisão ginecológica a partir de 40 a 49 anos e a cada dois anos de 50 a 69 anos, motivo pelo qual muitas pacientes decidem realizá-lo de forma autônoma, valendo-se da previdência privada.

Outros exames ginecológicos

Os exames anteriores são básicos e devem ser realizados em qualquer consulta ginecológica de revisão, no entanto existem outras provas que podem realizadas, dependendo do estado da paciente, por exemplo:

  • Biopsias, toma-se uma mostra para confirmar o estado de alguma zona específica do aparelho feminino.
  • Ecografia genital, para observar o estado do útero, os ovários e as trompas de Falópio, caso haja suspeita de alguma anomalia.
  • Colonoscopia, para observar com detalhe o colo do útero, costuma-se realizar em mulheres com HPV ou suspeita de presença da doença.

Sugestão: Posso ter relações antes de um exame de urina?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os exames ginecológicos básicos, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Quais são os exames ginecológicos básicos

Imagem: yunait.com

Voltar ao topo da página