Quais são os hormônios envolvidos no ciclo menstrual

Quais são os hormônios envolvidos no ciclo menstrual

O ciclo menstrual, na maioria das mulheres, culmina passados 28 dias e tem como sua fase final a chegada da menstruação, cujo principal objetivo é a liberação de toxinas e de um óvulo maduro.

Durante este processo, assim como na maioria de eventos importantes do corpo humano, intervêm hormônios que desempenham um papel fundamental não só no correto funcionamento do ciclo menstrual, mas nos sintomas e atitudes da mulher durante o mesmo, não é em vão que se relaciona o período com uma alteração do humor feminino. Para conhecer quais são os hormônios envolvidos no ciclo menstrual leia com atenção este artigo de umComo.

Passos a seguir:
1

O ciclo menstrual tem uma fase conhecida como fase folicular, cujo nome faz referência ao momento do ciclo no qual se produz uma estimulação na produção de folículos. Isto é possível porque durante a fase folicular há um aumento na segregação de FSH, hormônio que estimula o desenvolvimento de novos folículos, dos quais um será selecionado ao acaso pelo organismo para se desenvolver no óvulo liberado. Portanto, a FSH é um dos hormônios envolvidos no ciclo menstrual.

2

Uma vez que tenha desenvolvida a produção de novos folículos, é necessário, para que se cumpra o ciclo menstrual, que estes folículos cresçam. Como é possível? Graças à produção de estrogênio, outro dos hormônios que intervêm no ciclo menstrual. Esta substância possibilita que o folículo se desenvolva dentro dos ovários e suprime a liberação do hormônio LH para que ele se produza em seu momento correto.

3

Depois da produção de folículos, começa no ciclo menstrual a fase conhecida como ovulação, etapa na qual se libera o óvulo maduro de algum dos dois ovários. Para que este processo seja possível é necessário o aumento na produção de LH ou luteinizante, um dos hormônios envolvido no ciclo menstrual. Passadas entre 9 e 12 horas após uma abrupta produção de LH, o corpo pode começar a liberar o óvulo, o qual, se não foi fertilizado, se desintegra até ser expulso por meio da menstruação.

4

Outro dos hormônios que intervêm no ciclo menstrual é a conhecida progesterona. Este hormônio começa a ser liberado após a fase de ovulação, e tem como principal função fazer com que o muco cervical (substância gelatinosa acumulada na entrada do útero) seja mais espesso e pegajoso. Além disso, a produção de progesterona também permite o espessamento das paredes uterinas, permitindo que o útero esteja preparado, caso o óvulo tenha sido fertilizado, para uma futura e saudável gravidez.

5

O primeiro dia da menstruação é considerado o primeiro dia do ciclo menstrual, por isso após o começo da liberação do período se considera que todo o ciclo volta a começar de novo, incluindo a produção dos hormônios em sua correta e necessária ordem. Uma alteração na produção dos hormônios envolvidos no ciclo menstrual pode originar ausência da menstruação, dores menstruais muito fortes, ganho de peso ou mudanças no estado de humor.

6

E se este assunto lhe interessa, em umComo.com.br recomendamos os seguintes artigos relacionados:

  • Como aliviar a dor menstrual com remédios naturais
  • Qual é o tamanho normal dos ovários

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os hormônios envolvidos no ciclo menstrual, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.