Partilhar

Quais são os melhores exercícios contra a asma

Por Redação umCOMO. Atualizado: 17 dezembro 2019
Imagem: sportlife.com

Saber quais são os melhores exercícios contra a asma permitirá a você aproveitar as vantagens do esporte para manter longe sua doença. Sempre que falamos de atividade física e condições, indicamos a você que siga os conselhos de seu médico, que é quem realmente conhece seu estado físico. Os exercícios que propomos ajudarão você a estar em melhores condições para enfrentar os sintomas da asma, mas só deve praticá-los quando a doença estiver controlada. Em umComo.com.br explicamos a você quais são os melhores exercícios contra a asma.

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas da asma
Passos a seguir:
1

Todas aquelas atividades que se centrem na capacidade pulmonar são os melhores exercícios contra a asma. Assim, permitirão a você estar muito fortalecido quando sofrer um ataque, de forma que poderá suportar em melhores condições ao estar fisicamente mais preparado. O ioga é neste sentido um de seus melhores aliados, de modo que é uma boa ideia ir a um centro especializado para iniciar sua prática assessorado por um monitor. Além disso, recomendamos a você a leitura deste artigo sobre como aumentar a capacidade pulmonar.

2

Como você sabe, o componente psicológico tem grande peso na asma, tanto na hora de desencadear um ataque como quando está sofrendo e deve controlá-lo. Por isso, as atividades relaxantes são os melhores exercícios contra a asma. Assim, ajudarão você a aprender a se controlar em sua vida cotidiana para minimizar os contratempos, oferecendo a você recursos para tentar manter a calma quando sofrer uma crise asmática. Entre as atividades relaxantes que propomos a você, além da ioga, se encontram o tai-chi, o pilates e o Bodymind.

3

A asma, muitas vezes, é uma evolução das alergias e, por isso, o exercício ao ar livre não é muito recomendável para as pessoas que sofrem dela. Assim, as árvores e flores de um parque ou montanha ou a fumaça dos carros podem ser elementos que acabem desencadeando uma crise asmática. Deste modo, entre os exercícios recomendados não se encontram aqueles que têm que ser praticados ao ar livre, como podem ser a corrida ou o futebol.

4

As artes marciais são um excelente exercício para pacientes com esta condição. Neste esporte praticam-se principalmente movimentos de muito curta execução, por isso têm pouco risco de provocar fadiga, e, por outro lado, oferece uma tonificação geral dos músculos, o que também convém para estar preparado perante uma crise que possa surgir em sua doença.

5

A natação também não podia faltar nesta lista de melhores exercícios contra a asma. Assim, o fato de que se pratique em um meio úmido e quente faz com que não seja prejudicial para as vias respiratórias. O único problema que poderíamos encontrar é que o sistema de tratamento da água, tratando-se de cloro, provocasse em você alguma reação alérgica. No entanto, pode saltar este obstáculo recorrendo a uma piscina na qual a água seja tratada através de outros sistemas menos agressivos.

6

Além disso, recomendamos a você estes exercícios de estiramento contra a asma. São muito adequados para que seus músculos estejam relaxados e ajudem você a respirar:

  • Coloque-se de pé com as pernas ligeiramente separadas, o tronco flexionado e as mãos nas panturrilhas. Aguente 5 segundos nessa postura e faça 4 repetições.
  • Coloque-se de pé com os braços estendidos ao longo do corpo. Comece um jogo de movimentos no qual enquanto eleva um braço o outro vai para baixo, durante 2 minutos.
  • Neste outro exercício, você deverá ficar de pé com as costas apoiadas contra a parede. Flexione um joelho, fazendo com que chegue a tocar o peito. Mantenha 5 segundos e faça 10 repetições com cada perna.

Lembre-se, é importante consultar sempre o seu médico antes de fazer uma mudança substancial em seu ritmo de atividade.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os melhores exercícios contra a asma, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Quais são os melhores exercícios contra a asma

Imagem: sportlife.com

Voltar ao topo da página