Partilhar

Quais são os melhores exercícios para melhorar minha memória

Imagem: saludparamayores.com

Devemos considerar o nosso cérebro como o músculo mais importante para exercitar. Na verdade, devemos exercitar nossa mente porque todos podem ter uma boa memória, mas ela deve ser trabalhada proporcionando ao nosso cérebro as condições necessárias para poder lembrar melhor. Se quer melhorar sua memória você pode fazê-lo, por isso em umComo.com.br queremos orientá-lo com alguns conselhos para saber quais são os melhores exercícios para melhorar sua memória.

Também lhe pode interessar: Alimentos que ajudam a melhorar a memória
Passos a seguir:
1

Quando quiser lembrar onde deixou um objeto perdido, a primeira coisa que deve fazer é desbloquear sua mente. Para isso relaxe, feche os olhos, respire fundo e reconstrua tudo o que você fez desde o final até ao começo, até visualizar quando deixou o objeto pela última vez.

2

Quando estiver estudando e precisar memorizar, o primeiro que deve fazer é entender o que está lendo, pode pensar no que está lendo em imagens ou esquemas já que sua imaginação ajudará você a memorizar melhor.

3

Quando estudar, faça pausas. Não tente lembrar de tudo sem fazer pausas. Pode escrever as palavras-chave em um papel, fazer esquemas ou inclusive desenhos representativos. Revise suas anotações para poder lembrar melhor e evitar que se esqueça.

4

Use técnicas mnemônicas, usando truques linguísticos para facilitar a memorização. Pode usar a técnica da historinha, por exemplo.

5

Para lembrar de algum dado ou algo que deve fazer, pode usar seus acessórios normais de vestuário. Por exemplo, trocar um anel de dedo ou o relógio de pulso. Desta forma, obrigará o cérebro a lembrar porque trocou de lugar seu complemento.

6

Para poder ter a mente ativa e que a sua memória trabalhe corretamente, é essencial dormir o suficiente. Dormindo você consolida as lembranças, e além disso seleciona a informação que deve descartar e esquecer em sua aprendizagem.

7

Exercite sua memória com exercícios do tipo sudoku ou exercícios destinados a ativar sua mente, durante pelo menos 15 minutos diários.

8

Mantenha um estilo de vida saudável, fazendo exercício de forma habitual, já que é bom para o corpo e para a mente.

9

Relacione-se e mantenha amizades. Manter contato com amigos próximos e ter uma rede social ativa ajuda a ativar a memória.

10

Apesar de não estar totalmente comprovado, um dos exercícios mais eficazes para exercitar a memória é lembrar de um sonho. Não existe nada mais difícil e abstrato do que isso, e requer uma grande capacidade mental. Para isso, assim que você acordar, tente lembrar do fim e vá voltando para trás no seu sonho, até lembrar de uma grande parte. No começo pode ser difícil, mas com a prática irá melhorando na lembrança do sonho e em melhorar a sua memória.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os melhores exercícios para melhorar minha memória, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Quais são os melhores exercícios para melhorar minha memória

1 comentário
mariana
nossa adorei tudo, parabéns !
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Olá Mariana, muito obrigada pelo seu comentário valeu :)

Imagem: saludparamayores.com

Voltar ao topo da página