Partilhar

Quais são os melhores exercícios para o cérebro

Por Redação umCOMO. Atualizado: 6 setembro 2019

Que o cérebro pode ser treinado é um fato. Como sabemos disso? Porque ele é capaz de gerar novos neurônios e conexões entre eles não só durante a infância, mas também durante a idade adulta. Um fenômeno conhecido como neurogênese. Portanto, a deterioração que vem com o tempo não é irrevocável. Mas na hora de decidir que atividades realizar para conseguir um cérebro em plena forma nem tudo vale, por isso em umComo.com.br explicamos a você quais são os melhores exercícios para o cérebro.

Passos a seguir:
1

Exercício cerebral específico. Os estudos têm demonstrado que, apesar de existirem inúmeras atividades para exercitar a mente, nem todas são eficientes. Depois de realizar uma tarefa um determinado número de vezes, nos "acostumamos". O cérebro desenvolve suas próprias estratégias para enfrentar o problema que lhe propõe. Isto é, ficamos bons em uma tarefa por sua prática no dia a dia. É o que acontece, por exemplo, quando conseguimos passar um nível em um videogame. Por este motivo, é necessário realizar exercícios feitos por especialistas. Desta forma, os treinamentos propostos terão a duração e o nível adequado para evitar que "aprendamos o truque".

2

Meditação. Nos EUA, a ciência demonstrou há anos que a meditação, independente da sua prática espiritual, possui múltiplos benefícios para o cérebro. Os estudos com meditadores experientes através do neurofeedback, confirmaram que eles eram capazes de gerar conscientemente ondas cerebrais alfa, relacionadas com os estados de relaxamento. Isto faz da prática regular da meditação uma via perfeita para combater a ansiedade e o estresse, os grandes males da nossa sociedade, que têm além disso graves efeitos sobre nossa saúde cerebral.

Quais são os melhores exercícios para o cérebro - Passo 2
Imagem: gazetaweb.globo.com
3

Neuro-alimentação. Seguir de forma regular uma dieta equilibrada aumenta nossa qualidade de vida. Por este motivo, a neuro-nutrição é um dos pilares da saúde cerebral. Os especialistas recomendam a dieta mediterrânea por reunir todos os requisitos para ter um cérebro saudável.

4

Exercício físico. Ao fazer exercício físico segregamos endorfinas, conhecidas também como os hormônios da felicidade, é necessário dizer algo mais? Não será a primeira vez que você ouve que o esporte muda sua vida. Os estudos demonstram que fazer exercício cardiovascular dentro de uma faixa de batimentos cardíacos personalizada e durante um tempo estabelecido melhora a saúde do cérebro. E como eu sei quais são as faixas e o tempo adequados para mim? Com programas desenvolvidos por profissionais que o indicam.

5

Leitura. É uma das melhores atividades para nosso órgão "chefe". A leitura aumenta nossa reserva cognitiva e, quanto maior ela for, mais capacidade o cérebro tem para compensar o dano cerebral gerado pelo envelhecimento ou por algumas condições. A leitura estimula a atividade cerebral e fortalece as conexões neuronais, o que significa maior proteção perante o desenvolvimento de doenças como Alzheimer ou outras doenças. Além disso, ler pode reduzir os níveis de estresse, ajudar a desenvolver a linguagem, melhorar a atenção e a concentração, etc.

Imagem: rfidbrasil.com
6

As relações sociais, cuidar do estado anímico, aprender idiomas, realizar atividades novas, são exemplos de coisas simples mas fundamentais, que podemos ter em consideração na hora de nos cuidar, por dentro e por fora. Porque manter um cérebro em forma hoje é a base da sua qualidade de vida amanhã. Não se esqueça: falamos de viver mais, mas principalmente, de viver melhor.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os melhores exercícios para o cérebro, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

Imagem: gazetaweb.globo.com
Imagem: rfidbrasil.com
1 de 3

Voltar ao topo da página