Quais são os melhores exercícios para tratar um esporão calcâneo

Quais são os melhores exercícios para tratar um esporão calcâneo

Um esporão calcâneo é uma formação óssea que se forma sobre o osso calcâneo (osso do calcanhar). Esta protuberância causa dores em quem sofre dele, especialmente ao caminhar e realizar outras atividades cotidianas. Na hora de aliviar a dor de um esporão, os exercícios de alongamento tornam-se úteis e ajudam a acelerar a sua cura, assim como também existem outros remédios caseiros para curar um esporão que lhe vamos explicar mais à frente. Neste artigo do umCOMO vamos lhe mostrar quais são os melhores exercícios para tratar um esporão calcâneo para poder aliviar facilmente os sintomas desta condição em casa.

Exercício da toalha

Um dos exercícios que se tornam bastante úteis na hora de tratar de um esporão calcâneo consiste em colocar uma toalha no chão e tentar aproximá-la de si com os dedos do pé. Pode colocar algum elemento pesado por cima para exercer resistência.

Imagem: medicalremedies.files.wordpress.com

Alongar os gêmeos

Também pode fazer alongamentos apoiando-se com as mãos sobre uma mesa, flexionando um joelho e esticando o outro. Deverá inclinar-se para a frente, como se quisesse mover a mesa, para esticar os músculos da panturrilha da perna esticada. Mantenha a posição durante uns 10-15 segundos.

Imagem: medicalremedies.files.wordpress.com

Exercício sentado para o esporão

Outro dos exercícios para aliviar a dor do esporão, consiste em mover o pé dorido lentamente para cima e para baixo sobre a canela da outra perna. Deve tentar rodeá-la com os dedos. O objetivo de todos estes exercícios é relaxar os músculos que estão ao lado do esporão, mas para serem eficazes deve ser constante e deve realizá-los todos os dias.

Imagem: medicalremedies.files.wordpress.com

Exercícios com bola

Fazer rodar uma pequena bola com a planta do pé também é benéfico para o tratamento dos esporões calcâneos, assim como da fascite plantar. Trata-se de realizar movimentos com o pé sobre a bola, conseguindo uma espécie de massagem com a qual relaxará a planta do pé.

É importante conseguir fazer um movimento completo, conseguindo pressionar a bola desde a ponta dos pés até ao calcanhar.

Cirurgia do esporão calcâneo

Os alongamentos vão ajudar a aliviar a dor de um esporão, embora não sejam a única forma para melhorar a situação, pois por vezes é necessária uma cirurgia para eliminar o esporão por completo.

Desta forma, deverá consultar o seu podólogo ou médico especialista para examinar o seu caso e para fazer o diagnóstico adequado. No entanto, em umCOMO também lhe explicamos outras formas sobre como curar um esporão com remédios caseiros.

Dicas para aliviar a dor de um esporão

Além dos exercícios para o esporão calcâneo, há uma série de recomendações que pode levar a cabo no seu dia a dia para aliviar a dor desta condição. De seguida, deixamos-lhe alguns conselhos:

  • Diminua a atividade física o máximo que conseguir, tentando repousar o necessário para aliviar os sintomas. Deve prestar especial atenção àquelas atividades que impactam diretamente sobre o osso, como andar ou correr. Deve praticar atividades que não causem impacto, como nadar ou fazer remo.
  • Algo fundamental para diminuir a inflamação do calcanhar e reduzir a dor é utilizar um calçado adequado à sua condição: acolchoado, com sola flexível e uma elevação no calcanhar.
  • Utilizar palmilhas que amortizem os golpes pode ser uma boa opção.
  • Aplique gelo ou compressas frias 3 vezes por dia durante 15 minutos.
  • Uma das principais causas do aparecimento dos esporões é um excesso de peso, se esse é o seu caso é recomendável iniciar uma dieta para perder uns quilos. Não só lhe servirá para reduzir os sintomas, como também melhorará o seu estado de saúde geral.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os melhores exercícios para tratar um esporão calcâneo, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.