Partilhar

Quais são os métodos de reprodução assistida

Por Sara Viega. Atualizado: 8 julho 2019

Se depois de um ano ou um pouco mais de tentar conceber de forma natural vocês não conseguiram uma gravidez bem-sucedida, é conveniente visitar um especialista para verificar o estado de saúde de ambos e descartar uma possível condição que possa gerar infertilidade. As razões pelas quais um casal não consegue conceber são diversas e as opções para consegui-lo variam dependendo do caso de cada paciente, por isso em umComo.com.br explicamos quais são os métodos de reprodução assistida e em que consiste cada um.

Tipos de métodos de reprodução assistida

De modo geral, os especialistas englobam os métodos de reprodução assistida em dois tipos: os de baixa complexidade, para os casos nos quais os problemas de infertilidade possam ser por causa da quantidade de esperma, sua mobilidade, a espessura do fluxo cervical, alguma lesão no trato genital ou na matriz ou problemas na produção de óvulos, entre outros fatores; e os de alta complexidade, que aplicam nos casos em que o problema está na qualidade do esperma, na endometriose, no dano nas trompas de Falópio, entre outros.

Métodos de reprodução assistida: Inseminação artificial

Este conhecido método de reprodução assistida é recomendado para os casais com problemas de compatibilidade entre o esperma e o muco cervical, condições no colo uterino como úlceras ou lesões, anomalia no pênis, problemas de impotência, de ejaculação, ou infertilidade desconhecida. Trata-se da seleção e colocação dos espermatozoides no útero, no canal cervical ou da vagina no momento da ovulação.

Métodos de reprodução assistida: Inseminação intrauterina

Este tipo de inseminação artificial é recomendável nos casos nos quais existem problemas com a passagem dos espermatozoides pelo colo uterino devido à espessura do muco cervical, à qualidade do sêmen ou uma incompatibilidade gerada por ambos os fatores. Consiste em introduzir o sêmen do homem no útero da mulher através de uma cânula para depois estimular a ovulação.

Métodos de reprodução assistida: Estimulação ovárica

É um método simples e consiste em estabelecer um tratamento hormonal para estimular a produção de óvulos e assim conseguir a gestação mediante os encontros sexuais, que devem ser planejados pelo casal. A estimulação ovárica é considerada um método de baixa complexidade.

Métodos de reprodução assistida: Fertilização in vitro

A fertilização in vitro é um processo mais complexo, pois consiste em vários passos fundamentais:

  • obter óvulos maduros;
  • escolher o momento adequado para aspirá-los;
  • processar e obter o sêmen com mais qualidade;
  • fecundar o óvulo ou óvulos maduros com o sêmen de alta qualidade em um laboratório;
  • os ovos fecundados serão transformados em embriões;
  • implantá-los finalmente no útero ou trompas de Falópio.

Nem todos os casais são candidatos a este tipo de tratamento de reprodução assistida, por isso preparamos um artigo especial sobre a fertilização in vitro que você pode consultar.

Métodos de reprodução assistida: com óvulos doados

Quando a mulher que deseja engravidar por algum motivo não produz óvulos, pode-se recorrer à fertilização in vitro com óvulos doados, em que o processo é o mesmo que o anterior, salvo que se utilizam óvulos doados por outra mulher.

Métodos de reprodução assistida: Injeção intracitoplasmática de espermatozoides

Aqueles homens com problemas de fertilidade relacionados com a qualidade do esperma, significando que o mesmo não pode produzir a gestação, ou aquelas mulheres que desejam ser mães mas não têm um companheiro ou contato sexual com homens, podem recorrer a este método que consiste em injetar o esperma de um doador diretamente no óvulo da paciente.

Cada caso requer uma análise

Nenhuma pessoa pode ser candidata a um método de reprodução assistida sem antes ter consultado um especialista e ter sido submetida a todos os estudos necessários para determinar quais são os fatores da possível infertilidade e qual é a melhor solução para obter a gestação. Por isso, se você tem dúvidas vá a seu médico.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os métodos de reprodução assistida, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Quais são os métodos de reprodução assistida

Voltar ao topo da página