Partilhar

Quais são os métodos de reprodução assistida

Por Sara Viega. Atualizado: 8 julho 2019
Quais são os métodos de reprodução assistida

Se depois de um ano ou um pouco mais de tentar conceber de forma natural vocês não conseguiram uma gravidez bem-sucedida, é conveniente visitar um especialista para verificar o estado de saúde de ambos e descartar uma possível condição que possa gerar infertilidade. As razões pelas quais um casal não consegue conceber são diversas e as opções para consegui-lo variam dependendo do caso de cada paciente, por isso em umComo.com.br explicamos quais são os métodos de reprodução assistida e em que consiste cada um.

Tipos de métodos de reprodução assistida

De modo geral, os especialistas englobam os métodos de reprodução assistida em dois tipos: os de baixa complexidade, para os casos nos quais os problemas de infertilidade possam ser por causa da quantidade de esperma, sua mobilidade, a espessura do fluxo cervical, alguma lesão no trato genital ou na matriz ou problemas na produção de óvulos, entre outros fatores; e os de alta complexidade, que aplicam nos casos em que o problema está na qualidade do esperma, na endometriose, no dano nas trompas de Falópio, entre outros.

Métodos de reprodução assistida: Inseminação artificial

Este conhecido método de reprodução assistida é recomendado para os casais com problemas de compatibilidade entre o esperma e o muco cervical, condições no colo uterino como úlceras ou lesões, anomalia no pênis, problemas de impotência, de ejaculação, ou infertilidade desconhecida. Trata-se da seleção e colocação dos espermatozoides no útero, no canal cervical ou da vagina no momento da ovulação.

Métodos de reprodução assistida: Inseminação intrauterina

Este tipo de inseminação artificial é recomendável nos casos nos quais existem problemas com a passagem dos espermatozoides pelo colo uterino devido à espessura do muco cervical, à qualidade do sêmen ou uma incompatibilidade gerada por ambos os fatores. Consiste em introduzir o sêmen do homem no útero da mulher através de uma cânula para depois estimular a ovulação.

Métodos de reprodução assistida: Estimulação ovárica

É um método simples e consiste em estabelecer um tratamento hormonal para estimular a produção de óvulos e assim conseguir a gestação mediante os encontros sexuais, que devem ser planejados pelo casal. A estimulação ovárica é considerada um método de baixa complexidade.

Métodos de reprodução assistida: Fertilização in vitro

A fertilização in vitro é um processo mais complexo, pois consiste em vários passos fundamentais:

  • obter óvulos maduros;
  • escolher o momento adequado para aspirá-los;
  • processar e obter o sêmen com mais qualidade;
  • fecundar o óvulo ou óvulos maduros com o sêmen de alta qualidade em um laboratório;
  • os ovos fecundados serão transformados em embriões;
  • implantá-los finalmente no útero ou trompas de Falópio.

Nem todos os casais são candidatos a este tipo de tratamento de reprodução assistida, por isso preparamos um artigo especial sobre a fertilização in vitro que você pode consultar.

Métodos de reprodução assistida: com óvulos doados

Quando a mulher que deseja engravidar por algum motivo não produz óvulos, pode-se recorrer à fertilização in vitro com óvulos doados, em que o processo é o mesmo que o anterior, salvo que se utilizam óvulos doados por outra mulher.

Métodos de reprodução assistida: Injeção intracitoplasmática de espermatozoides

Aqueles homens com problemas de fertilidade relacionados com a qualidade do esperma, significando que o mesmo não pode produzir a gestação, ou aquelas mulheres que desejam ser mães mas não têm um companheiro ou contato sexual com homens, podem recorrer a este método que consiste em injetar o esperma de um doador diretamente no óvulo da paciente.

Cada caso requer uma análise

Nenhuma pessoa pode ser candidata a um método de reprodução assistida sem antes ter consultado um especialista e ter sido submetida a todos os estudos necessários para determinar quais são os fatores da possível infertilidade e qual é a melhor solução para obter a gestação. Por isso, se você tem dúvidas vá a seu médico.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os métodos de reprodução assistida, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Quais são os métodos de reprodução assistida

O que lhe pareceu o artigo?

Quais são os métodos de reprodução assistida
Quais são os métodos de reprodução assistida

Voltar ao topo da página