Partilhar
Partilhar em:

Quais são os primeiros sintomas da gravidez

Fonte: elpinerodelacuenca.com.mx

Quando somos sexualmente ativas e temos um atraso menstrual, o mais comum é pensar em uma gravidez. Nesse momento surge a dúvida sobre quais são os primeiros sintomas da gravidez, mas a questão está tão cheia de mitos e lugares comuns que nem sempre é fácil detectar o que faz parte de uma possível gestação e o que pode ser causado por outros fatores. Para muitas mulheres a gravidez consegue passar desapercebida durante várias semanas devido à ausência de sinais fortes, no entanto, a maior parte das mulheres manifestarão certos sinais específicos. Se você pergunta quais são os primeiros sintomas da gravidez, em umComo.com.br esclarecemos quais são eles.

Também lhe pode interessar: 10 primeiros sintomas de gravidez
Passos a seguir:
1

É muito importante saber que cada corpo é diferente, por isso em algumas mulheres os sintomas aparecem com intensidade enquanto em outras quase não se percebem. Apesar disso há vários sinais que indicam que nosso corpo está gestando um bebé, e que se apresentam durante as primeiras semanas de gravidez.

2

A ausência do período é sem dúvida um dos primeiros sintomas da gravidez nas mulheres de ciclo menstrual regular, razão pela qual em muitos casos este sinal é suficiente para se realizar um teste de gravidez. Mas o que acontece quando a mulher tem ciclos irregulares? Nesses casos outros sinais da gestação podem indicar uma gravidez.

3

Um dos primeiros sintomas da gravidez é a sensibilidade nos seios, acompanhada de uma ligeira inflamação na área. Isto se produz por causa das mudanças hormonais que o nosso corpo enfrenta, mas é preciso saber distinguir do típico desconforto que se experimenta dias antes do início da menstruação.

Durante estas datas nossos seios também se inflamam e se tornam sensíveis, mas em uma gravidez o desconforto é maior e prolongado, isto é não passa após alguns dias, mas se mantém ao longo das semanas.

4

A inflamação abdominal é outro dos primeiros sintomas da gravidez, que se deve também às mudanças hormonais. É normal sentir-se inchada e com desconfortos na região abdominal, durante esta etapa a roupa pode ficar um pouco mais justa, mas sua barriga ainda não cresceu.

5

O cansaço e a fadiga constante é um sintoma que experimentam a maior parte das mulheres grávidas durante o primeiro trimestre. Este é também um dos primeiros sintomas da gravidez: a mulher sente sono constante e tem dificuldade para despertar-se pela manhã.

6

Certamente você perguntará pelos desmaios e pelos enjoos. Desmaiar-se não é um sintoma típico da gravidez, ainda que se tenha popularizado nas telenovelas. Os enjoos, entretanto, são bem mais comuns, e acontecem normalmente depois do primeiro mês de gravidez e a qualquer hora do dia.

Se você começar a notar aversão a certos cheiros e alimentos, enjoos frequentes e em muitos casos vômitos, acompanhados de um ou vários dos sintomas anteriores, é muito possível que esteja grávida.

7

Outros dos primeiros sintomas da gravidez são as mudanças de humor e o desejo de urinar com mais frequência do que o normal, por causa do acúmulo de líquidos no organismo. Estes se apresentam quando a gravidez já avançou algumas semanas, por isso muitas mulheres quando experimentam estes sinais já sabem do seu estado.

8

Se você suspeita que está grávida o melhor é realizar um teste, sempre tomando em conta que os exames de sangue são bem mais fidedignos que os testes caseiros.

Além disso leve em conta que antes de realizar o teste de gravidez você deve ter um atraso de pelo menos uma semana se quer obter um resultado exato, pois o hormônio da gravidez conhecido como HCG, começa a ser segregado um pouco depois da gestação, e se você faz o teste prematuramente pode ser que ainda não esteja presente, com o qual a prova pode dar um falso negativo.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quais são os primeiros sintomas da gravidez, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Comentários (18)

Escrever comentário sobre Quais são os primeiros sintomas da gravidez

18 comentários
A sua avaliação:
Diana
Tive relacao 3 semanas atras, foi protegida, mas antes de ocorrer a penetracao (enquanto ele colocava a camisinha) ele pegou na ponta do penis dele (que estava "sujo") e segurou a camisinha com a mesma mao, quais sao as probabilidades de eu estar gravida. P.S: eu estava em 5 dias antes do meu periodo fertil.
drycka
Tive relação no dia 23 de outubro de 2017 e dia 28 venho minha menstruação,, ela venho por 7 dias, venho 4 dias antes, ela e desregulada, e tive muito dor, depois de 4 da minha menstruação, começou a sair uma gosma amarela, e hj dia 08/11/2017 começou a sair uma gosma cor de rosa, posso estar gravida? ha eu uso o diu de cobre.
A sua avaliação:
Kely Rodrigues
Tive umas manchas na cslcinha no 17°dia do ciclo estou tentando engravidar evmeu ciclo e irregular as vezes vem 30 dias as vezes 28e as vezes 32 dias pode ter sido a nidaçao?
A sua avaliação:
Thalia
Fiz relaçao dia 24/10/2016 minha mestruaçao via 7 dias quando dia 27 veio so 3 .e fiz relaçao 1 com camizinha e q outro sei no mesmo dia.posso estar gravida
Sara Viega (Editor de umComo)
Oi Thalia! Sempre que você tenha relações sem camisinha, corre o risco de engravidar. Para confirmar deve fazer um teste de gravidez.
A sua avaliação:
cassia
tive por 1 dia um corrimento rosa, será que pode ser inicio de gravidez j?
Sara Viega (Editor de umComo)
Oi Cassia! O corrimento rosa é um dos primeiros sinais de gravidez, para confirmar deve fazer um teste de gravidez. Obrigada pelo seu comentário!
A sua avaliação:
Fatma
Tenho prolactina alta. No mês de agosto veio período dia 8e acabou dia 27, no mês de setembro não veio nada... Posso estar grávida
Sara Viega (Editor de umComo)
Oi Fatma! Você teve relações sexuais desprotegidas? Se sim, pode estar grávida e é importante fazer um teste para confirmar.
Mi
Oi quero ajuda ! Minha menstruação desceu 16 duas adiantada mais muito estranha qui e durou apenas 2 dias .. Certo! Quando chegou o dia exato da minha menstruação .. não desceu ! . . Depois de 16 dias desceu só que muito estranho durou 3 dias. . Sera que é menstruação desregulada ou pode ser uma gestação ou não ? .. Por favor espero retorno bjs bgda
Sara Viega (Editor de umComo)
Oi Mi! Mas você teve relações desprotegidas para considerar uma possível gravidez? Se sim, então o melhor seria fazer um teste de gravidez para confirmar se está ou não grávida. Obrigada pelo seu comentário!
Louise Larissa
Estou grávida fui ao médico e estou de 6 semanas, e está saindo esse líquido rosado a uns 3 dias. Oque pode significar?
Sara Viega (Editor de umComo)
Oi Louise! Veja o que esse corrimento rosado pode significar aqui: http://saude.umcomo.com.br/articulo/o-que-significa-corrimento-rosado-17655.html
karina
to tendo relacao des do dia 18 de novembro sem camizinha e sem tomar remedio,mas minha mentruacao esta vindo normal...e sinto dores na barriga...tenho chances de estar gravida??
Sara Viega (Editor de umComo)
Oi Karina, você pode ainda não ter engravidado, mas as chances de engravidar sem proteção são elevadas. O meu conselho é que utilize camisinha ou outro método anticoncepcional das próximas vezes.
Rayane
Corrimento rosado só acontece se existir gravidez? Acho que veio esse corrimento,mais imendei a cartela de anticoncepcional e não sei se posso está gravida e também sentir umas dores abdominais, parecendo cólica. Minha menstruação passada veio uma borra de café e outros dias normais.
Sara Viega (Editor de umComo)
Oi Rayane, é importante referir que para que o corrimento rosado seja um sinal de início de uma gestação, é preciso que a mulher apresente outros sintomas típicos do início da gravidez. Você já fez um teste de gravidez para confirmar?

Fonte: elpinerodelacuenca.com.mx