PARTILHAR

Quais são os primeiros sintomas da gravidez

Quais são os primeiros sintomas da gravidez
Imagem: elpinerodelacuenca.com.mx

Quando somos sexualmente ativas e temos um atraso menstrual, o mais comum é pensar em uma gravidez. Nesse momento surge a dúvida sobre quais são os primeiros sintomas da gravidez, mas a questão está tão cheia de mitos e lugares comuns que nem sempre é fácil detectar o que faz parte de uma possível gestação e o que pode ser causado por outros fatores. Para muitas mulheres a gravidez consegue passar desapercebida durante várias semanas devido à ausência de sinais fortes, no entanto, a maior parte das mulheres manifestarão certos sinais específicos. Se você pergunta quais são os primeiros sintomas da gravidez, em umComo.com.br esclarecemos quais são eles.

Também lhe pode interessar: 10 primeiros sintomas de gravidez
Passos a seguir:
1

É muito importante saber que cada corpo é diferente, por isso em algumas mulheres os sintomas aparecem com intensidade enquanto em outras quase não se percebem. Apesar disso há vários sinais que indicam que nosso corpo está gestando um bebé, e que se apresentam durante as primeiras semanas de gravidez.

2

A ausência do período é sem dúvida um dos primeiros sintomas da gravidez nas mulheres de ciclo menstrual regular, razão pela qual em muitos casos este sinal é suficiente para se realizar um teste de gravidez. Mas o que acontece quando a mulher tem ciclos irregulares? Nesses casos outros sinais da gestação podem indicar uma gravidez.

3

Um dos primeiros sintomas da gravidez é a sensibilidade nos seios, acompanhada de uma ligeira inflamação na área. Isto se produz por causa das mudanças hormonais que o nosso corpo enfrenta, mas é preciso saber distinguir do típico desconforto que se experimenta dias antes do início da menstruação.

Durante estas datas nossos seios também se inflamam e se tornam sensíveis, mas em uma gravidez o desconforto é maior e prolongado, isto é não passa após alguns dias, mas se mantém ao longo das semanas.

4

A inflamação abdominal é outro dos primeiros sintomas da gravidez, que se deve também às mudanças hormonais. É normal sentir-se inchada e com desconfortos na região abdominal, durante esta etapa a roupa pode ficar um pouco mais justa, mas sua barriga ainda não cresceu.

5

O cansaço e a fadiga constante é um sintoma que experimentam a maior parte das mulheres grávidas durante o primeiro trimestre. Este é também um dos primeiros sintomas da gravidez: a mulher sente sono constante e tem dificuldade para despertar-se pela manhã.

6

Certamente você perguntará pelos desmaios e pelos enjoos. Desmaiar-se não é um sintoma típico da gravidez, ainda que se tenha popularizado nas telenovelas. Os enjoos, entretanto, são bem mais comuns, e acontecem normalmente depois do primeiro mês de gravidez e a qualquer hora do dia.

Se você começar a notar aversão a certos cheiros e alimentos, enjoos frequentes e em muitos casos vômitos, acompanhados de um ou vários dos sintomas anteriores, é muito possível que esteja grávida.

7

Outros dos primeiros sintomas da gravidez são as mudanças de humor e o desejo de urinar com mais frequência do que o normal, por causa do acúmulo de líquidos no organismo. Estes se apresentam quando a gravidez já avançou algumas semanas, por isso muitas mulheres quando experimentam estes sinais já sabem do seu estado.

8

Se você suspeita que está grávida o melhor é realizar um teste, sempre tomando em conta que os exames de sangue são bem mais fidedignos que os testes caseiros.

Além disso leve em conta que antes de realizar o teste de gravidez você deve ter um atraso de pelo menos uma semana se quer obter um resultado exato, pois o hormônio da gravidez conhecido como HCG, começa a ser segregado um pouco depois da gestação, e se você faz o teste prematuramente pode ser que ainda não esteja presente, com o qual a prova pode dar um falso negativo.

Veja também: Corrimento marrom antes da menstruação pode ser gravidez?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os primeiros sintomas da gravidez, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
19 comentários
danisanto8491@gmail.com
Lembro da minha menstruação dia 03 de outubro, em novembro não me lembro se menstruei, apenas senti cólicas Aparti do dia 10 de novembro e muito mal estar e até hoje estou com cólicas e ainda não menstruei,tive relação mas o parceiro não deixou caí dentro....
A sua avaliação:
Diana
Tive relacao 3 semanas atras, foi protegida, mas antes de ocorrer a penetracao (enquanto ele colocava a camisinha) ele pegou na ponta do penis dele (que estava "sujo") e segurou a camisinha com a mesma mao, quais sao as probabilidades de eu estar gravida. P.S: eu estava em 5 dias antes do meu periodo fertil.
drycka
Tive relação no dia 23 de outubro de 2017 e dia 28 venho minha menstruação,, ela venho por 7 dias, venho 4 dias antes, ela e desregulada, e tive muito dor, depois de 4 da minha menstruação, começou a sair uma gosma amarela, e hj dia 08/11/2017 começou a sair uma gosma cor de rosa, posso estar gravida? ha eu uso o diu de cobre.
Editor umComo.com.br
A sua avaliação:
Kely Rodrigues
Tive umas manchas na cslcinha no 17°dia do ciclo estou tentando engravidar evmeu ciclo e irregular as vezes vem 30 dias as vezes 28e as vezes 32 dias pode ter sido a nidaçao?
A sua avaliação:
Thalia
Fiz relaçao dia 24/10/2016 minha mestruaçao via 7 dias quando dia 27 veio so 3 .e fiz relaçao 1 com camizinha e q outro sei no mesmo dia.posso estar gravida
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Thalia! Sempre que você tenha relações sem camisinha, corre o risco de engravidar. Para confirmar deve fazer um teste de gravidez.
A sua avaliação:
cassia
tive por 1 dia um corrimento rosa, será que pode ser inicio de gravidez j?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Cassia! O corrimento rosa é um dos primeiros sinais de gravidez, para confirmar deve fazer um teste de gravidez. Obrigada pelo seu comentário!
A sua avaliação:
Fatma
Tenho prolactina alta. No mês de agosto veio período dia 8e acabou dia 27, no mês de setembro não veio nada... Posso estar grávida
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Fatma! Você teve relações sexuais desprotegidas? Se sim, pode estar grávida e é importante fazer um teste para confirmar.
Mi
Oi quero ajuda ! Minha menstruação desceu 16 duas adiantada mais muito estranha qui e durou apenas 2 dias .. Certo! Quando chegou o dia exato da minha menstruação .. não desceu ! . . Depois de 16 dias desceu só que muito estranho durou 3 dias. . Sera que é menstruação desregulada ou pode ser uma gestação ou não ? .. Por favor espero retorno bjs bgda
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Mi! Mas você teve relações desprotegidas para considerar uma possível gravidez? Se sim, então o melhor seria fazer um teste de gravidez para confirmar se está ou não grávida. Obrigada pelo seu comentário!
Louise Larissa
Estou grávida fui ao médico e estou de 6 semanas, e está saindo esse líquido rosado a uns 3 dias. Oque pode significar?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Louise! Veja o que esse corrimento rosado pode significar aqui: http://saude.umcomo.com.br/articulo/o-que-significa-corrimento-rosado-17655.html
karina
to tendo relacao des do dia 18 de novembro sem camizinha e sem tomar remedio,mas minha mentruacao esta vindo normal...e sinto dores na barriga...tenho chances de estar gravida??
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Karina, você pode ainda não ter engravidado, mas as chances de engravidar sem proteção são elevadas. O meu conselho é que utilize camisinha ou outro método anticoncepcional das próximas vezes.
Rayane
Corrimento rosado só acontece se existir gravidez? Acho que veio esse corrimento,mais imendei a cartela de anticoncepcional e não sei se posso está gravida e também sentir umas dores abdominais, parecendo cólica. Minha menstruação passada veio uma borra de café e outros dias normais.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Rayane, é importante referir que para que o corrimento rosado seja um sinal de início de uma gestação, é preciso que a mulher apresente outros sintomas típicos do início da gravidez. Você já fez um teste de gravidez para confirmar?
Hugo Afonso
Oi minha namorada e eu tivemos relações no 2 dia da ovulação dela e alem do coito interrompido houve ejaculacao.. Passados 2 dias os peitos dela ficaram sensiveis e por vezes dolorosos.. Ela estará gravida?
Yasmin
Oi tomei anticoncepcional durante 4 5 meses e parei mes passado, depois q desceu minha menstruação, estava esperando descer esse mes mais faz uma semana que esta atrasada e estou com medo de estar gravida pois tive relações sem camisinha, menti para meu namorado que desceu pois ele estava com muito medo e muito nervoso, oq eu faço?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Yasmin, se você tem a sua menstruação atrasada e teve relações sem camisinha, sugiro que faça um teste de gravidez para confirmar se está ou não grávida.
elisa
qual e o nome do remédio para aborta
Luana
Tive relações e a camisinha estourou, e eu estava no período fértil, porém tomo anticoncepcional e minha menstruação está atrasada faz 5 dias, tem chances de estar grávida?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Luana, e você tomou o anticoncepcional direito? Sem esquecimentos e sempre na mesma hora?
Maria
Adorei o texto. Muito obrigado pelas informações!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Maria, obrigada nós por essas palavras valeu ;)
Camylla
Gente tenho micro policistico minha menstruação já atrasou mas n foi 3 meses e to com a barriga grande, sinto muita vontade de urina, sinto vontades de comer chocolate já fiz exame deu negativo mas todo mundo me pergunta se estou gravida o que faço???
mariane
ola passei muito mal quando comi muito e no dia seguinte enquanto não vomitei não tinha melhorado ,mas continuei muito mal o dia todo. Fiquei com enchaso na barriga depois mais a tarde jantei e passei mal novamente com mais sensação de enchaso novamente e no amanhecer do dia acordei um pouco melhor o que vc acha disso, na possibilidade de ser uma gravidez para mim é pouca pois tomo pirulas
regiane
ola eu estou com todos os sintomas de gravidez....mas estou com um sangramento constante que creio eu seja menstruaçao que desceu depois de 9 dias atrasada..mas nao normal com aspecto diferente escuro e meio homogenio...em certos momentos as vesez claro e as vesez escuro nao entendo se puderem me exclarecer alguma coisa ficarei muito grata....
Quais são os primeiros sintomas da gravidez
Imagem: elpinerodelacuenca.com.mx
Quais são os primeiros sintomas da gravidez

Voltar ao topo da página ↑