Quais são os primeiros sintomas da gravidez

Quais são os primeiros sintomas da gravidez
Imagem: elpinerodelacuenca.com.mx

Quando somos sexualmente ativas e temos um atraso menstrual, o mais comum é pensar em uma gravidez. Nesse momento surge a dúvida sobre quais são os primeiros sintomas da gravidez, mas a questão está tão cheia de mitos e lugares comuns que nem sempre é fácil detectar o que faz parte de uma possível gestação e o que pode ser causado por outros fatores. Para muitas mulheres a gravidez consegue passar desapercebida durante várias semanas devido à ausência de sinais fortes, no entanto, a maior parte das mulheres manifestarão certos sinais específicos. Se você pergunta quais são os primeiros sintomas da gravidez, em umComo.com.br esclarecemos quais são eles.

Passos a seguir:
1

É muito importante saber que cada corpo é diferente, por isso em algumas mulheres os sintomas aparecem com intensidade enquanto em outras quase não se percebem. Apesar disso há vários sinais que indicam que nosso corpo está gestando um bebé, e que se apresentam durante as primeiras semanas de gravidez.

2

A ausência do período é sem dúvida um dos primeiros sintomas da gravidez nas mulheres de ciclo menstrual regular, razão pela qual em muitos casos este sinal é suficiente para se realizar um teste de gravidez. Mas o que acontece quando a mulher tem ciclos irregulares? Nesses casos outros sinais da gestação podem indicar uma gravidez.

3

Um dos primeiros sintomas da gravidez é a sensibilidade nos seios, acompanhada de uma ligeira inflamação na área. Isto se produz por causa das mudanças hormonais que o nosso corpo enfrenta, mas é preciso saber distinguir do típico desconforto que se experimenta dias antes do início da menstruação.

Durante estas datas nossos seios também se inflamam e se tornam sensíveis, mas em uma gravidez o desconforto é maior e prolongado, isto é não passa após alguns dias, mas se mantém ao longo das semanas.

4

A inflamação abdominal é outro dos primeiros sintomas da gravidez, que se deve também às mudanças hormonais. É normal sentir-se inchada e com desconfortos na região abdominal, durante esta etapa a roupa pode ficar um pouco mais justa, mas sua barriga ainda não cresceu.

5

O cansaço e a fadiga constante é um sintoma que experimentam a maior parte das mulheres grávidas durante o primeiro trimestre. Este é também um dos primeiros sintomas da gravidez: a mulher sente sono constante e tem dificuldade para despertar-se pela manhã.

6

Certamente você perguntará pelos desmaios e pelos enjoos. Desmaiar-se não é um sintoma típico da gravidez, ainda que se tenha popularizado nas telenovelas. Os enjoos, entretanto, são bem mais comuns, e acontecem normalmente depois do primeiro mês de gravidez e a qualquer hora do dia.

Se você começar a notar aversão a certos cheiros e alimentos, enjoos frequentes e em muitos casos vômitos, acompanhados de um ou vários dos sintomas anteriores, é muito possível que esteja grávida.

7

Outros dos primeiros sintomas da gravidez são as mudanças de humor e o desejo de urinar com mais frequência do que o normal, por causa do acúmulo de líquidos no organismo. Estes se apresentam quando a gravidez já avançou algumas semanas, por isso muitas mulheres quando experimentam estes sinais já sabem do seu estado.

8

Se você suspeita que está grávida o melhor é realizar um teste, sempre tomando em conta que os exames de sangue são bem mais fidedignos que os testes caseiros.

Além disso leve em conta que antes de realizar o teste de gravidez você deve ter um atraso de pelo menos uma semana se quer obter um resultado exato, pois o hormônio da gravidez conhecido como HCG, começa a ser segregado um pouco depois da gestação, e se você faz o teste prematuramente pode ser que ainda não esteja presente, com o qual a prova pode dar um falso negativo.

Veja também: Corrimento marrom antes da menstruação pode ser gravidez?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os primeiros sintomas da gravidez, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.