Quais são os primeiros sintomas de câncer de garganta

Quais são os primeiros sintomas de câncer de garganta

O câncer de garganta é um dos mais comuns, e quando detectado a tempo as expectativas de cura são de 90% na maior parte dos casos. A doença demora a ser descoberta, por isso é importante conhecer um pouco mais acerca dela, os seus sintomas e fatores de risco. Em umComo.com.br explicamos-lhe quais são os primeiros sintomas de câncer de garganta e damos-lhe toda a informação básica sobre esta doença.

Passos a seguir:
1

O câncer de garganta pode começar nessa zona e estender-se até às cordas vocais, laringe, esôfago, parte de baixo do pescoço, etc. Depois de surgir nesta zona e de se estender pelos outros órgãos do corpo o prognóstico fica mais complicado, daí a importância de o detectar a tempo e parar o seu avanço.

2

Um fator de risco importante neste tipo de câncer são os hábitos e fatores ambientais. Fumar, mascar tabaco e consumir álcool em excesso são determinantes, mas além disso, o Vírus do Papiloma Humano ou VPH é um dos principais responsáveis deste tipo de câncer. Transmitido através do sexo oral representa um fator de risco destacado. Se quer conhecer mais acerca da sua forma de transmissão, consulte o nosso sobre qual é a relação entre o sexo oral e o câncer de garganta.

3

A maior parte dos pacientes de câncer de garganta são homens adultos com mais de 50 anos. Eliminar o consumo de tabaco, controlar a ingestão de álcool, ter uma dieta saudável e usar proteção durante o sexo oral são as principais recomendações para o prevenir, no entanto se é fumador passivo ou ativo, recomenda-se que vá ao médico uma vez por ano para uma revisão de descarte.

4

Os principais sintomas de câncer de garganta incluem:

  • Perda de voz ou rouquidão persistente, que não melhora passada 1 ou 2 semanas de tratamento.
  • Dor de garganta, inclusive depois de tomar medicamento, não melhora depois de 1 ou 2 semanas.
  • Dor e desconforto no pescoço que podem vir acompanhados de nódulos nessa zona.
  • Tosse que pode vir acompanhada de sangue em algumas ocasiões.
  • Sons estranhos ao respirar e dificuldades para o fazer de forma adequada, o que pode produzir fadiga e cansaço.
  • Em casos mais avançados, dificuldade em engolir e perda de peso.
5

Um número significativo de casos de câncer de garganta complica-se por não serem detectados a tempo, daí a importância de diminuir ou eliminar os fatores de risco, fazer exames de saúde completos uma vez por ano e ir ao médico perante qualquer sinal ou possível sintoma.

Deixar de fumar reduz de forma considerável o risco de sofrer desta doença, por isso se tem este hábito é recomendável deixá-lo para garantir o seu bem-estar.

6

No caso de apresentar algum dos sintomas de câncer de garganta que referimos anteriormente, é importante que consulte um médico para que este o examine e indique o tratamento a seguir.

Deve ter em conta que, dependendo da evolução da sua doença, a forma de tratar este câncer pode ser com a quimioterapia ou a radioterapia ou, também pode incluir algum cirurgia para tentar remover o tumor.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os primeiros sintomas de câncer de garganta, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Perante qualquer incômodo na garganta que se prolongue por mais de uma semana, é conveniente ir ao médico.
  • Os sintomas do câncer de garganta podem ser também sintomas de qualquer outra condição na zona, como inflamações e infeções, por isso o melhor é consultar o seu médico para que este lhe faça o diagnóstico adequado.