Sinais e sintomas de câncer

Quais são os primeiros sintomas do câncer da laringe

Quais são os primeiros sintomas do câncer da laringe
Imagem: www.otramedicina.com

O câncer da laringe, bem como o da garganta, é um dos cânceres com melhores probabilidades de recuperação, desde que se detete cedo. Este afeta normalmente a pessoas maiores de 50 anos, com hábitos como o consumo de álcool e o tabaquismo, sendo os homens aqueles com uma maior probabilidade de sofrer dele.

Os seus primeiros sinais podem indicar que algo não está bem, por isso é muito importante conhecer os primeiros sintomas do câncer da laringe e contatar um especialista no caso de ser necessário. Em umComo.com.br explicamos-lhe mais sobre os sinais característicos desta condição.

Passos a seguir:
1

O câncer da laringe detetado a tempo conta com uma possibilidade de recuperação de 90%, pois em casos de tumores pequenos a radioterapia ou uma cirurgia de remoção são as soluções mais habituais. Se o câncer se espalhou para os gânglios linfáticos, as possibilidades de melhoria variam entre 50% e 60%, dependendo do caso.

Prestar atenção aos sintomas é a chave para detetar a tempo esta doença, especialmente se for fumador durante muitos anos, se consumir álcool ou existirem casos de câncer da laringe ou garganta em familiares próximos.

2

Os sintomas do câncer da laringe podem corresponder a muitas doenças benignas, mas quando os mesmos se prolongam por mais de três semanas sem razão aparente, é importante visitar um especialista.

3

A rouquidão frequente e sem razão aparente é um dos primeiros sintomas do câncer da laringe, muitas vezes acompanhada de uma tosse persistente sem uma origem infecciosa ou viral aparente. Se tiver estes sintomas por mais de três semanas e não melhorarem, é o momento para recorrer ao médico.

Quando se é fumador, é muito importante prestar atenção a este sintoma, pois se ocorrer com frequência pode ser muito mais que uma resposta clássico do consumo do tabaco.

4

Secura, dor e desconforto na garganta de forma habitual e sem causa aparente, que não melhora num prazo de três semanas, apesar de tomar medicamentos.

Pode ocorrer em diversas zonas, pelo que o paciente pode não prestar-lhes atenção. Se sente desconforto normalmente na garganta é importante recorrer a um médico para determinar qual é a origem do problema.

5

Nódulos na garganta, produto da inflamação dos gânglios. Muitas vezes, o câncer da laringe também produz problemas ao respirar, ruídos estranhos na respiração e, em casos mais avançados, problemas em mastigar.

A perda de peso involuntário e sem razão aparente é outro dos sintomas da doença.

6

Os sintomas do câncer da laringe podem corresponder a muitas doenças benignas, mas quando os mesmos se prolongam por mais de três semanas sem razão aparente, é importante visitar um especialista.

Lembre-se que se detetar atempadamente esta doença, poderá aumentar de forma notável as expetativas de vida do paciente. Perante qualquer dúvida, consulte o seu médico de família ou um oncologista.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os primeiros sintomas do câncer da laringe, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
10 comentários
A sua avaliação:
Soena Roca
tenho um desconforto na garganta como se tivese alguma coisa presa tento escarra mais nao sai e vai ficando pior a noite as veses me afogo sinto a garganta fechando e falta a respiracao como podem mi ajudar por favor ja faz meses que tenho este encomodo.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá, o ideal seria consultar um médico para verificar o problema e indicar o melhor tratamento. A equipe editorial do umCOMO estima melhoras!
Elizete
Estou sentindo muito ressecamento na garganta e mal hálito forte que tento eliminar escovando os dentes repetinamente e de nada adianta o incômodo continua e estou perdendo o paladar das coisas , posso estar com câncer da garganta ou faringe?
A sua avaliação:
hamilton jollembeck
estou com uma protuberancia que tento engolir,já faz algum tempo, procurei ajuda medica que mal deu uma olhadela e mereceitou um antinflamatório que não surtiu efeito algum, e agora tenho febre e um inchaço dolorido no lado inferior esquerdo do maxilar, tontura e pressao nos timpanos, corro o risco de estar com cancer?
Cleonice Jordão
Boa tarde. Eu sou a cleo estou com um encomodo na minha garganta desde o início do mês de agosto e começou a doer já fui ao médico fiz uns exames a médica falou que está enxada minha garganta gostaria que vocêes me enformace se estou com essa doença...
simoni
Bom dia! Sinto um pequeno incomoda na garganta como se tivesse alguma coisa presa nela, tento puxar mas quando eu puxo vem um muco incolor o que é isso? As vezes também sai uma bolinha amarela que cheira mau o que será?
ester lopes
Estou preocupada estou perdendo a voz com frequência e fico de 10 a 15 dias sem voz sinto dor no ouvido um grande desconforto na garganta e tosse
Aline
preciso saber mais por exemplo se uma inflamação de mais de tres semanas pode causar o câncer em uma pessoa saudavel que não fuma , sem sentir febre nem dor de garganta mas porem espirra um pouco e a garganta esta toda cheias de bolas de carne que esta passando para lingua e para as bochechas ?
fabi
obrigado vocês ajudarão bastante !
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Fabi, ficamos muito contentes por termos conseguido ajudar :) Continue a ajudar-nos ;)
Sara Viega
Olá Eris, desde já agradeço o seu comentário. O mais recomendável é consultar o seu médico para lhe fazer um diagnóstico adequado e, por conseguinte prescrever o tratamento correto para o seu caso.
Eris Ferreira Santana
Constantemente minha garganta apresenta inflamação, sabado dia 12/04, estava inflamada e percebí está com febre, não liguei, no domingo tomeu uns tres chop, a tarde não aguentei fui deitar,passei a noite com febre, dia seguinte acordei com pescoço dolorido lado direito e com diarreia, isto pode ser sintoma de cancer de laringe?
joao sanos
ola boa tarde estes últimos meses tenho tido estes sintomas garganta inchada secura meu pai faleceu de cancro na garganta também qual os exames adquados devo fazer o otorrinolaringologista ou oncologista obrigado
Imagem: www.otramedicina.com
Quais são os primeiros sintomas do câncer da laringe