Quais são os primeiros sintomas do câncer da laringe

Quais são os primeiros sintomas do câncer da laringe
Imagem: www.otramedicina.com

O câncer da laringe, bem como o da garganta, é um dos cânceres com melhores probabilidades de recuperação, desde que se detete cedo. Este afeta normalmente a pessoas maiores de 50 anos, com hábitos como o consumo de álcool e o tabaquismo, sendo os homens aqueles com uma maior probabilidade de sofrer dele.

Os seus primeiros sinais podem indicar que algo não está bem, por isso é muito importante conhecer os primeiros sintomas do câncer da laringe e contatar um especialista no caso de ser necessário. Em umComo.com.br explicamos-lhe mais sobre os sinais característicos desta condição.

Passos a seguir:
1

O câncer da laringe detetado a tempo conta com uma possibilidade de recuperação de 90%, pois em casos de tumores pequenos a radioterapia ou uma cirurgia de remoção são as soluções mais habituais. Se o câncer se espalhou para os gânglios linfáticos, as possibilidades de melhoria variam entre 50% e 60%, dependendo do caso.

Prestar atenção aos sintomas é a chave para detetar a tempo esta doença, especialmente se for fumador durante muitos anos, se consumir álcool ou existirem casos de câncer da laringe ou garganta em familiares próximos.

2

Os sintomas do câncer da laringe podem corresponder a muitas doenças benignas, mas quando os mesmos se prolongam por mais de três semanas sem razão aparente, é importante visitar um especialista.

3

A rouquidão frequente e sem razão aparente é um dos primeiros sintomas do câncer da laringe, muitas vezes acompanhada de uma tosse persistente sem uma origem infecciosa ou viral aparente. Se tiver estes sintomas por mais de três semanas e não melhorarem, é o momento para recorrer ao médico.

Quando se é fumador, é muito importante prestar atenção a este sintoma, pois se ocorrer com frequência pode ser muito mais que uma resposta clássico do consumo do tabaco.

4

Secura, dor e desconforto na garganta de forma habitual e sem causa aparente, que não melhora num prazo de três semanas, apesar de tomar medicamentos.

Pode ocorrer em diversas zonas, pelo que o paciente pode não prestar-lhes atenção. Se sente desconforto normalmente na garganta é importante recorrer a um médico para determinar qual é a origem do problema.

5

Nódulos na garganta, produto da inflamação dos gânglios. Muitas vezes, o câncer da laringe também produz problemas ao respirar, ruídos estranhos na respiração e, em casos mais avançados, problemas em mastigar.

A perda de peso involuntário e sem razão aparente é outro dos sintomas da doença.

6

Os sintomas do câncer da laringe podem corresponder a muitas doenças benignas, mas quando os mesmos se prolongam por mais de três semanas sem razão aparente, é importante visitar um especialista.

Lembre-se que se detetar atempadamente esta doença, poderá aumentar de forma notável as expetativas de vida do paciente. Perante qualquer dúvida, consulte o seu médico de família ou um oncologista.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os primeiros sintomas do câncer da laringe, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.