Quais são os primeiros sintomas do câncer da língua

Quais são os primeiros sintomas do câncer da língua
Imagem: fibroanestesia.com

O câncer da língua não é o mais frequente de todos, no entanto costuma manifestar-se em fumadores ativos e em pessoas que bebem bastante, o que faz que com o passar dos anos a sua presença dentro das estatísticas vá aumentando. É mais comum nos homens do que em mulheres, esta doença conta com um bom prognóstico de recuperação se for detetada a tempo, por isso torna-se importante saber quais são os primeiros sintomas de câncer da língua, especialmente se se encontrar no grupo de risco. Em umComo.com.br explicamos-lhe com detalhe.

Passos a seguir:
1

Os fumadores, especialmente aqueles que consumem uma importante quantidade de tabaco por dia e que ingerem álcool com frequência apresentam um maior risco de sofrer de câncer da língua.

Quem sofre de frequentes úlceras bucais produzidas pela má higiene ou por problemas de dentes (perdas de dentes, próteses em mau estado) também correm maior risco de sofrer de câncer da língua, pois estas úlceras podem converter-se com o passar do tempo em lesões cancerosas.

2

O aparecimento de úlceras ou feridas que passado um tempo não se curam é um dos primeiros sintomas de câncer da língua. Estas lesões costumam ser dolorosas, por isso é importante prestar-lhes atenção.

3

Outro dos primeiros sintomas do câncer da língua é o aparecimento de uma pequena ou mediana mancha vermelha ou branca em qualquer zona da língua. Naqueles pontos em que é possível ver a mancha, é possível que a mesma se possa sentir ao tocar com a língua noutras partes da boca como o paladar ou as bochechas.

4

A dor e os desconfortos na língua ou na garganta enquanto se fazem atividades cotidianas como mastigar, é outro dos possíveis indicadores de câncer da língua. Lembre-se que este sintoma é um pouco geral, pelo que antes de recorrer a um médico é recomendável explorar a boca com uma pequena lanterna para detetar a presença de manchas ou lesões.

5

Devida à presença de úlceras e lesões, é normal que outro dos primeiros sintomas do câncer da garganta seja o mau hálito originado por este tipo de feridas. O odor costuma ser intenso, pelo que o paciente costuma perceber um sabor particular na sua boca, similar ao que se sente quando temos por exemplo uma amigdalite.

6

Qualquer lesão que se converta numa úlcera que apareça na sua língua, e que após duas semanas não sare, deve ser vista por um médico para descartar a presença de qualquer anomalia. Este ponto é especialmente importante se se encontrar no grupo que conta com um maior risco de sofres de câncer da língua.

Veja também: Sensação de língua queimada, o que pode ser?

7

É importante que se apresentar vários destes sintomas ou se suspeita da presença de um câncer da língua, visitar o quanto antes o seu médico. Se o tumor for detetado a tempo pode ser eliminado com maior facilidade, pelo contrário se o mesmo se detetar numa fase tardia pode gerar complicações graves e estender-se para outras zonas como a garganta ou a laringe.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os primeiros sintomas do câncer da língua, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.