Câncer de pâncreas

Quais são os primeiros sintomas do câncer de pâncreas

Quais são os primeiros sintomas do câncer de pâncreas
Imagem: medicinayprevencion.com

O pâncreas é o órgão encarregado de produzir insulina e gerar enzimas que favorecem a digestão dos alimentos. Quando as células que se encontram neste órgão se transformam em cancerígenas falamos de câncer de pâncreas, uma doença mais comum em pessoas que padecem de diabetes e de pancreatite crônica, sendo mais recorrente nos homens do que nas mulheres. Esta doença costuma ser silenciosa, e os sintomas mais fortes apresentam-se em etapas mais avançadas do tumor, por essa razão é importante estar atento aos pequenos sinais, especialmente se você está no grupo de risco. Em umComo.com.br explicamos quais são os primeiros sintomas do câncer de pâncreas.

Passos a seguir:
1

O câncer de pâncreas tem uma maior incidência em:

  • Fumantes
  • Pessoas que levam uma dieta alta em gorduras e carnes e baixa no consumo de vegetais e frutas
  • Pessoas com diabetes em virtude da produção de insulina se encontrar comprometida
  • Pessoas que padecem de inflamação do pâncreas crônica ou pancreatite
  • Pessoas que contam com casos de câncer de pâncreas em sua família
  • Aquelas pessoas que estiveram expostas por longo tempo a substâncias químicas como os pesticidas ou os químicos vinculados à gasolina
2

Os sintomas fortes do câncer de pâncreas aparecem quando o tumor aumentou o seu tamanho o suficiente para afetar o funcionamento de outros órgãos, como o fígado ou o estômago. No entanto, há pequenos sinais que podem nos alertar e que devem ser levados em conta, pois quanto mais o tumor avança mais dificuldades apresentam para o seu tratamento.

3

A dor abdominal ou da parte lateral das costas é um dos primeiros sintomas do câncer de pâncreas. Costuma vir acompanhada de uma perda do apetite e a subsequente perda de peso.

Claramente estes sinais podem atribuir-se a qualquer outra patologia, mas se você está no grupo de alto risco, é importante ir a um médico para uma revisão detalhada.

4

Quando o câncer de pâncreas provoca uma obstrução biliar, é comum que a pele do paciente adquira um tom amarelado, outro sinal do câncer de pâncreas. A esta costuma acompanhar uma irritação espalhada pela pele semelhante à causada por uma alergia.

5

Os pacientes com câncer de pâncreas também podem apresentar indigestões frequentes, inflamação do pâncreas e depressão.

6

O tratamento e as expectativas de recuperação do câncer de pâncreas dependerão em grande parte da etapa na qual se encontre a doença, por isso quanto mais cedo seja detectada, muito melhor.

Se você apresentou vários destes sintomas e está no grupo de risco de padecer câncer de pâncreas, o mais recomendável é visitar um especialista para uma revisão minuciosa.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os primeiros sintomas do câncer de pâncreas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
Luis de Carvalho Meneses
Em termos de patologia sobre o tema do pâncreas , o artigo explica muito pouco , e é pouco exemplificativo .
tania
Ja fazem 8 meses que to sofrendo,emagreci 26k tenho muita dor,nao aguento a dor na minha escosta e quando como piora,asminhas fezes estao volumosas e gordurosas,to com dificuldade de urina. faço exame e nao da nada li na internet que no começo é dificil de diaguinosticar,gostari de sabe o que faço, pois ja fiz de tudo e nao to aguentando mais.
Cezira
Pensei que iria encontrar mais sobre a gravidade do câncer de pâncreas, qual o prognóstico, se devem ou não fazer quimio. Por essas razões para mim não foi o artigo mais elucidativo.
RAHULA
qUAIS SÃO OS PRIMEROS SINTOMAS DE CANCER DE PANCREAS?
lenilson vieira de lima
bom dia eu mi chamo lenilson ja sinto uma dor abdominal a mais de 3 anos e já fis todos tipos de exames e nunca nem um deles deu nada .. e eu continuo com a dor no lado esquerdo do abdome ;gostaria de saber que tipo de dor é essa não é uma dor muito forte , mais doe sempre constante .as vezes eu sento como de o meu estômogo estivesse cheio sem eu comer nada . gostaria de uma resposta para essa dor . que até agora nem um medico descobriu ainda o que eu tenho e nem do que é causada essa dor !
Clau
pede ao médico para fazer uma ultrassonografia do abdômen minha descobriu o câncer de pâncreas devido a esse exame e o que ela sentia era muita dor de estômago e a dor que ia do abdômen para as costas
Imagem: medicinayprevencion.com
Quais são os primeiros sintomas do câncer de pâncreas