Sinais e sintomas de câncer

Quais são os primeiros sintomas do câncer pulmonar

Quais são os primeiros sintomas do câncer pulmonar
Imagem: npr.org

O câncer pulmonar é um dos câncer mais comuns e o tabagismo é a principal desencadeadora da doença, cerca de 71% dos casos, segundo os números da Organização Mundial da Saúde. Aqueles que fumam, que estão expostos a cancerígenos, como o amianto/arsênio, determinados minerais nocivos ou o fato de haver casos de câncer pulmonar na família, são mais propícios para desenvolver esta condição. Se você faz parte do grupo de risco é importante fazer algumas mudanças nos seus hábitos e saber quais são os primeiros sintomas de câncer pulmonar, para que no caso de suspeita, ir de imediato ver um especialista.

Passos a seguir:
1

O câncer pulmonar é tão frequente nos homens como nas mulheres, sendo os fumadores passivos e ativos os que apresentam maior risco de desenvolver a doença. Existem diversos tipos de câncer pulmonar de acordo com o tipo de células que são encontradas e a localização das mesmas, assim pode se apresentar:

  • Câncer pulmonar em células não-pequenas: Engloba três tipos de câncer, os adenocarcinomas, o carcinoma de células escamosas e carcinomas de grandes células. É este último que é o tipo mais comum, ocorre em pessoas fumadores, fumadores passivos ou em pessoas expostas a determinadas substancias química e gases.
  • Câncer pulmonar em células pequenas: Inclui dois tipos, carcinoma de pequenas células e carcinoma de pequenas células pequenas combinadas. É menos frequente que a ultima apresentando se em 20% dos casos e é mais propícia em fumadores ou quem já tenha fumado no passado.

O câncer pode ser composto por ambos, conhecido como células cancerosas mista entre células grandes e pequenas. Se a doença se espalhou até ao pulmão começando de outro lado, é chamado de câncer de pulmão metastático

2

Dependendo do tipo de câncer pulmonar, consequentemente, os sintomas podem variar, embora na maior parte dos casos os pacientes apresentem sinais comuns, um dos mais habituais são as dores no peito, que não é aliviada.

3

A tosse frequente que não alivia com medicação também é um sintoma comum de câncer de garganta, e tem que prestar atenção se fizer parte da população de risco: Fumadores ativos, passivos, pessoas expostas a químicos ou gases cancerígenas, indivíduos com histórico familiar de cancro pulmonar graves.

Em algumas situações a tosse pode apresentar-se com sangue.

4

A dificuldade de respirar e a respiração com sons de chiado no peito também são sintomas comuns em pacientes com câncer pulmonar. Normalmente acompanhados com outros sintomas desta doença.

5

A perda involuntária de peso sem motivo aparente: não houve grande mudança na dieta ou aumento de exercício físico, bem como cansaço frequente são outros sintomas de câncer de pulmão.

6

Uma vez que o câncer se espalhar pode haver outros sintomas como dores frequentes nos ouvidos, mudança na voz ou rouquidão, paralisia facial, queda da pálpebra, dificuldade em engolir alimentos e inchaço no rosto ou braços.

7

É importante compreender que os primeiros sintomas de câncer pulmonar podem também corresponder a outros tipos de doenças, entre elas a pneumonia. Se você apresentar esses sinais e se estiver dentro do grupo de risco do câncer pulmonar, é aconselhável visitar o seu médico para uma revisão completa.

Se nunca apresentou estes sintomas mas é fumador passivo ou ativo, ou se está em contato diário com substancias cancerígenas recomenda-se que faça anualmente uma completa verificação para a presença da doença.

Sugestão: 6 causas de manchas no pulmão e quando se preocupar com elas

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os primeiros sintomas do câncer pulmonar, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
cissa
Boa tarde! Quais os exames para verificar câncer de garganta, laringe e língua? Quanto custa em média? Existe um exame para verificar todos os possíveis tipos de câncer? Se existir como se chama?
Izabel Marconi Soares
Meu nome e Izabel, ontem a noite minha garganta começou a arranhar e toda hora eu precisava engolir, quando tossi me faltou o ar e fiquei por um tempo em desespero, ergui os braços, batia nas costas e tentava pedir ajuda a minha filha, mas ela tem apenas 6 anos e ficou assustada e gritava pra eu ir para o banheiro. Eu vivo sozinha com minha filha porque meu esposo trabalha fora, estou com medo de sentir isso novamente, o que pode ser me ajudem. Curitiba 04/11/2014
Imagem: npr.org
Quais são os primeiros sintomas do câncer pulmonar