Partilhar

Quais são os queijos que menos engordam

 
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais são os queijos que menos engordam

O queijo é um alimento empregado como ingrediente em muitas receitas culinárias. Em geral, o queijo é um dos produtos que sempre encontramos em nossas geladeiras, e as diferentes variedades que encontramos fazem com que nunca nos cansemos de o comer. No entanto, muitas vezes ouvimos que o queijo é muito rico em gorduras, por isso não é recomendável para seguir uma dieta com o fim de emagrecer. Pois bem, diversas pesquisas concluíram que o queijo consumido moderadamente não tem por que supor um aumento de peso a longo prazo. Quer saber mais a respeito deste assunto? Continue lendo este artigo do umComo no qual informamos você sobre quais são os queijos que menos engordam.

Também lhe pode interessar: Qual é a melhor hora para comer carboidratos

O queijo engorda?

Até agora acreditava-se que o queijo era um alimento muito rico em calorias e que, portanto, engorda. No entanto, comer queijo de forma moderada não engorda, e vamos explicar por quê. Os queijos são muito ricos em proteína que nos ajuda a saciar a fome, além de nos aportar cálcio. Este laticínio, junto com outros como o leite, é capaz de acelerar o metabolismo, algo que pode nos ajudar a perder peso. Apesar de o queijo poder ser incluído em uma dieta para emagrecer, devemos ter em conta as diferentes variedades, já que podem ter diferentes quantidades de calorias, gorduras e sódio. Assim sendo, se o queijo consumido de forma moderada não engorda, é recomendável conhecer os queijos com menos calorias. Isto ajudará a conseguir melhores resultados na hora de seguir um plano de dieta, ou no caso de que simplesmente não queiramos aumentar de peso.

Quais são os queijos com menos calorias

Entre os queijos que menos engordam cabe destacar os seguintes:

Queijo cottage

Dos mais frescos e cremosos que podemos encontrar, é um dos queijos com menos gordura e menos calorias. Tem 98 calorias para cada 100 gramas. Este queijo de origem inglesa é feito através da fermentação do leite de vaca. Possui um sabor extraordinário e podemos incluir em qualquer tipo de dieta, já que tem pouca gordura e muita proteína. Se despertou o seu interesse pode aprender a fazer queijo cottage caseiro.

Queijo ricota

Outro dos queijos com pouca gordura e poucas calorias é o ricota. Este laticínio obtém-se mediante um segundo processamento do soro lácteo que se consegue na elaboração dos queijos macios. O ricota elaborado com leite de cabra é o mais rico em gorduras, por isso se queremos um queijo com poucas calorias devemos preferir o elaborado com leite de vaca. É muito rico em proteínas e emprega-se para rechear massa como tortelini, raviólis ou canelones. O queijo ricota contém 174 calorias para cada 100 gramas.

Queijo feta

Comparado com o resto dos laticínios o queijo feta é um dos menos calóricos. Este tipo de queijo contém 264 calorias para cada 100 gramas. É outro dos queijos macios de consistência sólida mas flexível que pode ter pequenos furos. Trata-se de um dos principais ingredientes da salada grega e é feito com o leite de ovelha ou cabra, apesar de que muitas variantes são elaboradas com leite de vaca. É um dos queijos que menos engorda, por isso consumi-lo moderadamente é uma excelente opção para seguir uma dieta saudável e equilibrada. Neste artigo explicamos a você como elaborar uma salada leve.

Queijo mussarela

A mussarela fresca é uma excelente opção na hora de escolher um queijo com poucas calorias para não engordar. É talvez um dos mais conhecidos ao se empregar em pizzas e outros pratos como saladas, massas ou carnes. A original é elaborada com leite de búfala, ainda que em supermercados possamos encontrar mussarela de leite de vaca. Devemos ter claro que a original é a mussarela elaborada com leite de búfala. 100 gramas de mussarela contêm 280 calorias, por isso podemos inclui-la em um plano de emagrecimento. Por este motivo, se está pensando em comprar um queijo com poucas calorias, este é uma boa opção.

Quais são os queijos que menos engordam - Quais são os queijos com menos calorias

Aspectos a ter em conta

No ponto anterior falávamos dos queijos que menos engordam por terem poucas calorias. Embora estes sejam os mais recomendáveis na hora de procurar queijos com poucas gorduras, é importante ter em conta que podemos encontrar diferentes tipos de queijo dentro de uma mesma variedade. Por isso, devemos preferir aqueles queijos com poucas gorduras, semidesnatados ou desnatados, os quais costumam incluir estes termos na embalagem. Se não compramos queijos embalados, podemos perguntar por este tipo de laticínios.

Os queijos que mais engordam

Em seguida listamos os queijos com mais calorias que, embora possam ser consumidos, têm mais gorduras, por isso deveremos incorporá-los em menor quantidade a nossa dieta se queremos perder peso.

  • Queijo curado
  • Gorgonzola
  • Roquefort
  • Gruyère
  • Queijo de cabra
  • Queijo de tetilla
  • Provolone
  • Cheddar
  • Emmental
Quais são os queijos que menos engordam - Os queijos que mais engordam

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os queijos que menos engordam, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Quais são os queijos que menos engordam

O que lhe pareceu o artigo?

Quais são os queijos que menos engordam
1 de 3
Quais são os queijos que menos engordam

Voltar ao topo da página