Quais são os remédios para dormir

Quais são os remédios para dormir

Dos hábitos imprescindíveis do cotidiano, uma boa noite de sono com certeza está no topo da lista, junto com a alimentação, por exemplo. Uma noite mal dormida pode acabar com o nosso humor, com o nosso dia, além de prejudicar o nosso desempenho no trabalho ou nos estudos. O sono não é apenas uma necessidade do cérebro de descansar, é a necessidade do corpo de recarregar as energias. Não obstante, existem pessoas que acabam desenvolvendo dificuldade de pegar no sono, e é para isso que existem os remédios que os ajudam a dormir.

Neste artigo, umComo apresenta alguns dos remédios para dormir mais receitados pelos médicos, estes que geralmente podem ser comprados na farmácia, com retenção de receita, e possuem tarjas como a tarja preta ou vermelha.

Remédios para dormir prescritos

Os remédios para dormir que os médicos mais costumam receitar são (princípio ativo ao lado):

  • Xanax - Alprazolam
  • Valium - Diazepam
  • Lexotan - Bromazepam
  • Tranxilene - Clordiazepóxido
  • Dalmadorm - Flurazepam

Estes remédios enquadram se na classe dos tarja preta ou tarja vermelha, ou seja, para adquiri-los é necessário ter a receita médica. Isto acontece porque o paciente jamais deve medicar a si mesmo, não só pelo fato de que podem haver compostos dos quais ele é hipersensível (alérgico); mas também porque existem outras limitações, compostos recomendados e compostos que devem ser evitados, e isto cabe ao médico avaliar a situação. A causa da insônia também é levada em consideração no diagnóstico.

Remédios para dormir naturais

Além dos remédios farmacêuticos, existem aqueles naturais que proporcionam uma noite de sono mais bem dormida, como por exemplo o chá de capim limão ou camomila, o suco ou chá de maracujá; receitas estas com propriedades calmantes que podem combater a insônia, a ansiedade e irritabilidade e até os transtornos nervosos.

Veja também, em nosso site, artigos que falam sobre métodos para ajudar a ter uma boa noite de sono:

  • Como funciona a terapia do sono
  • Por que tenho tanto sono

Vantagens e desvantagens de se medicar para dormir

Vantagens de se usar remédios para dormir:

  • O efeito é mais rápido e duradouro;
  • Ajuda a manter o sono, além de te fazer adormecer;
  • Diminuem a ansiedade, o estado de alerta, trazendo mais tranquilidade.

Desvantagens e efeitos colaterais dos remédios para dormir:

  • O sono pode ser prolongado para o dia, atrapalhando a atenção e alerta da pessoa, algo que deve ser visto pelo médico se você, por exemplo, trabalha com máquinas ou algo que exija a sua atenção por segurança.
  • Os medicamentos podem viciar, fazendo com que o paciente tenha dificuldade de dormir sem ele; causam dependência química.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os remédios para dormir, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Conselhos
  • Lembrando que mesmo com a facilidade de acesso à informação de hoje em dia, você jamais deve se auto medicar. O seu médico é quem sabe qual o melhor remédio para você, por isso, não deixe a consulta de lado.