Doações de Sangue

Quais são os requisitos para doar sangue

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 18 março 2020
Quais são os requisitos para doar sangue
Imagem: lavanguardia.com

A doação de sangue é um ato que deveria ser parte da nossa vida, já que os bancos de sangue precisam garantir as reservas de todos os grupos sanguíneos. Trata-se de uma extração que não gera dor nem causa efeitos secundários e as pessoas que têm a possibilidade de doar podem fazê-lo em uma questão de minutos. Para isso, só é necessário cumprir com uma série de condições e ter vontade de ajudar quem precisa de transfusões de sangue. Neste artigo da umComo explicamos a você quais são os requisitos para doar sangue.

Também lhe pode interessar: Pode doar sangue menstruada?

Passos a seguir:

1

Ter entre 16 anos e 69 anos é um requisito indispensável para poder doar sangue. Vale destacar que os menores de 18 e maiores de 16 anos precisam de um formulário de autorização preenchido pelos pais/tutores.

2

Estar um boas condições de saúde também é fundamental para qualquer doador de sangue.

3

É necessário pesar no mínimo 50 kg para poder doar sangue.

4

Além disso, os valores de pressão arterial devem estar dentro dos limites considerados adequados. Neste artigo poderá conferir quais são valores normais de pressão arterial.

5

Para doar sangue, não deve estar em jejum, pelo contrário: é preciso estar alimentado (evitando comidas gordurosas nas últimas 4h).

6

Outro requisito a cumprir para poder doar sangue é não ter doado sangue nos últimos dois meses (homens) ou três meses (mulheres). Portanto, os homens podem doar no máximo 4 vezes por ano e as mulheres no máximo 3.

7

Apesar de cumprir com todos os requisitos para doar sangue, antes da extração deverá preencher um questionário para detectar outros fatores de risco ou fatores que possam impedir a doação. As perguntas deste documento são determinadas por lei e seu objetivo é zelar pela segurança do doador e do futuro receptor.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os requisitos para doar sangue, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos

  • Seja solidário/a e doe sangue: você também pode precisar dele algum dia.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: lavanguardia.com
Quais são os requisitos para doar sangue