Quais são os sintomas da amebíase


A amebíase é uma infecção intestinal comum originada pela presença do parasita entamoeba histolytica, que se contagia mediante o contato com água ou alimentos infectados. Ainda que este parasita possa viver no intestino grosso sem provocar sintomas ou incômodos, quando afeta as paredes do mesmo causa sintomas intensos que devem ser tratados para controlar a condição e prevenir a desidratação e as complicações. Em umComo.com.br explicamos com detalhe quais são os sintomas da amebíase.
Os sintomas da amebíase incluem cólicas abdominais frequentes e intensas, que podem ser apresentadas como uma espécie de pontada em diferentes zonas do nosso estômago.
Às cólicas soma-se a diarreia frequente. O paciente com amebíase pode fazer inclusive até 10 evacuações ao dia, estas podem vir acompanhadas de muco ou sangue.
Também é comum sentir dor no reto durante as evacuações, devido em parte à frequência das mesmas.
Os gases excessivos, o cansaço e a perda de peso involuntária produzida pela diarreia frequente, são também sintomas próprios da amebíase. Perante este quadro, a hidratação é muito importante, pois as evacuações frequentes e a perda de apetite podem levar o paciente com amebíase rapidamente à desidratação.
Se a amebíase avançar sem tratamento, os sintomas podem ser agravados, tornando-se bem mais intensos. Deste modo, é possível que o paciente tenha:
- Evacuações ainda mais frequentes, atingindo inclusive 20 ao dia.
- Vômitos.
- Febre.
- Sangramento frequente nas evacuações.
É muito importante que se você suspeita que tem amebíase vá a um médico o quanto antes. Esta infecção estomacal requer tratamento médico para estabilizar o estado de saúde do paciente e eliminar o parasita.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da amebíase, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.