Quais são os sintomas da anemia

Quais são os sintomas da anemia
Imagem: vidayestilo.terra.com.pe

A baixa concentração de hemoglobina no sangue é a responsável pela anemia, uma condição comum que se desencadeia por diversos fatores. A maior parte dos pacientes demora algum tempo a detectar a sua presença, principalmente porque seus sintomas podem ser confundidos com diversos transtornos; no entanto uma simples análise de sangue serve para determinar se a pessoa sofre desta condição. Em umComo.com.br explicamos-lhe com detalhe quais são os sintomas da anemia.

Passos a seguir:
1

A hemoglobina é uma proteína que se encontra nos glóbulos vermelhos, responsável por transmitir o oxigênio às células e aos órgãos de nosso corpo. Por isso, ao apresentar uma baixa concentração de hemoglobina, uma das primeiras sensações que se experimentam é o cansaço e a fadiga constantes.

Um dos primeiros sintomas da anemia é sentir-se apático e sem forças, apesar de ter dormido bem ou de não ter realizado nenhum esforço em particular.

2

Os pacientes com esta condição também costumam parecer mais pálidos do que o normal, devido aos problemas para oxigenar as células e órgãos é normal que entre os sintomas da anemia estejam os enjoos e dores de cabeça frequentes. Estes sinais, junto com a fadiga, costumam alertar as pessoas de que algo não está bem.

Dica: Acesse também esse artigo para saber como tirar a palidez do rosto - os melhores truques.

3

Em casos de anemia mais avançados podem ocorrer outros sintomas como:

  • Problemas para respirar;
  • Dor no peito;
  • Frio constante nas mãos e pés.
4

É importante destacar que muitas pessoas com anemia leve ou moderada não apresentam nenhum sintoma. Isto acontece porque a redução na concentração de hemoglobina ainda não é tão baixa para fazer com que o paciente perceba sinais tão determinantes, no entanto o cansaço quase sempre é um elemento comum.

A melhor forma de descartar a anemia é realizar exames sanguíneos de forma periódica, que também ajudarão a controlar outros valores como a tensão arterial ou o colesterol.

5

Existem diversos tipos de anemia, no entanto a anemia carencial e a ferropênica são as mais comuns. Ambas podem ser curadas melhorando a dieta para favorecer o aumento da concentração de hemoglobina no sangue.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da anemia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Se suspeita que tem anemia, o melhor é consultar seu médico e realizar um exame de sangue.