Partilhar

Quais são os sintomas da artrose

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais são os sintomas da artrose
Imagem: larepublica.pe

A artrose é uma das doenças reumáticas degenerativas mais comuns. Esta condição é produzida quando as cartilagens das nossas articulações se desgastam, o que origina inflamação, dores e diversos incômodos no paciente. Presente com maior frequência nas mulheres, detectar a tempo seus sintomas pode ajudar a prevenir um avanço rápido da doença e a melhorar a qualidade de vida de quem sofre dela. Quer conhecer mais a respeito desta patologia? Em umComo.com.br explicamos a você quais são os sintomas da artrose.

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas da artrite reumatoide
Passos a seguir:
1

A artrose é uma doença reumática degenerativa, pelo que em um princípio seus sintomas aparecerão de forma leve e ocasional e irão aumentando com o avanço da condição.

2

Existem certos fatores de risco que aumentam a possibilidade de sofrer de artrose, entre eles destacam-se:

  • Ser mulher.
  • Contar com uma idade avançada, pois esta doença aparece em mulheres de no mínimo 40 anos.
  • Ter algum familiar direto com artrose, pois esta doença conta com um componente genético.
  • Sofrer de obesidade.
  • Praticar com frequência atividades esportivas de impacto para as articulações, como o futebol.
  • Realizar com frequência atividades que forcem as articulações, como carregar objetos pesados.
3

Os sintomas da artrose costumam variar em intensidade dependendo de se a condição está em um estado inicial ou avançado. Entre os mais comuns destacam-se:

  • Dor: no começo ocorrerá produto de um esforço realizado na zona afetada, que diminuirá em repouso. Quando a doença se encontra avançada, a dor pode ser frequente e aparecer inclusive em estados de repouso.
  • Rigidez: trata-se de um sintoma comum da artrose, ocorre após o movimento da articulação. Este sinal pode vir acompanhado de estalos ao tenta mover a articulação.
  • Inflamação: ocorre quando a articulação afetada se enche de líquido.
  • Deformação nas articulações: especialmente nas mãos, ocorre em estados intermediários e avançados da doença.
4

As zonas do corpo nas quais aparece a artrose costumam ser: as mãos, os joelhos, a coluna, o quadril e o primeiro dedo do pé. Esta condição não deve ser confundida com outra doença degenerativa comum, a artrite reumatoide, pois ambas contam com fatores de risco e sintomas diferentes.

Se você desconfia que sofre de artrose, a recomendação é procurar um reumatologista para um check-up.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da artrose, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Quais são os sintomas da artrose

Quais são os sintomas da artrose
Imagem: larepublica.pe
Quais são os sintomas da artrose

Voltar ao topo da página