Quais são os sintomas da asma


A inflamação das vias respiratórias é o que se conhece na medicina como asma, uma das doenças mais comuns dos brônquios, principalmente em crianças. Este inchaço é produzido por causa de alérgenos ou desencadeantes das crises asmáticas, cujos sintomas são muito angustiantes para a pessoa que os sofre. Neste artigo de umComo queremos explicar a você quais são os sintomas da asma para que não fique com nenhuma dúvida sobre isso.
O que é a asma e a quem afeta?
A asma é uma doença respiratória crônica que se produz como reação a algum agente externo que produz alergia - pólen, pelo de animal, pó, etc. - e provoca a inflamação dos brônquios. Deste modo, o diâmetro das vias respiratórias diminui e, portanto, a passagem do ar fica mais difícil principalmente durante os episódios de dificuldade respiratória, conhecidos como crise ou ataques de asma.
A asma pode aparecer em pessoas de qualquer idade, mas é comum que as crianças sofram desta doença respiratória por algum componente que atua como alérgeno. Também podem influir os fatores hereditários ou o tabagismo dos pais.

Sintomas da asma
Devemos considerar que a sintomatologia da asma varia para cada pessoa, dependendo da gravidade da doença e do tipo de asma, no entanto existem determinados sintomas comuns na maioria de pacientes:
- Dificuldade para respirar, que piora ao fazer exercício ou esforços físicos
- Tosse
- Sensação de opressão no peito
- Sibilância, isto é, chiados no peito
- Mucosidade espessa
Se a pessoa asmática estiver sofrendo de uma crise ou ataque de asma que precisa de tratamento urgente, poderá ser detectada através de sinais como:
- Dificuldade respiratória extrema, afogamento
- Coloração azul de lábios e rosto
- Pulso rápido
- Confusão ou sonolência
- Suores excessivos
Tratamento da asma
A asma é uma doença crônica, por isso o tratamento desta doença consiste em manter sob controle a inflamação dos brônquios, assim como reduzir ao máximo os sintomas para poder desenvolver uma vida normal. Também é importantíssimo se manter afastado das substâncias que provocam a asma e, portanto, tratar de diminuir os ataques de asma.
Além disso, as pessoas asmáticas devem levar sempre com elas o inalador que o médico ou pneumologista tiver receitado para poder usar em caso de sofrer de uma crise de asma, já que este medicamento é capaz de alargar rapidamente as vias respiratórias e facilitar a passagem do ar. Para isso também é necessário ter muito claro como atuar perante esta situação de emergência, e é por isso que recomendamos nosso artigo: Como tratar as crises de asma.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da asma, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.